Correio Popular Notícia




Mamografia do Ceci Cunha volta a funcionar

Data da notícia: 01/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111101d.jpg[/IMG] >O Centro de Saúde da Mulher tem atendido mensalmente mais de 1,5 mil mulheres da região central do Estado

(Josias Brito) Depois de uma semana com o aparelho de mamógrafo parado no Centro da Saúde da Mulher Deputada Doutora Ceci Cunha, por falta de energia compatível, os exames de mamografia voltam a ser realizados na próxima segunda-feira (7), para todas as mulheres que estavam com os exames agendados. Um alívio para quem passou tanto tempo esperando para fazer o exame de mama. O equipamento vai ficar quase 15 dias parado.
A dona de casa Maria Celma da Silva está mais tranquila com o conserto da máquina. É que agora ela poderá finalmente fazer o exame. "Graças a Deus, vou conseguir fazer e espero que todos também consigam e que dê tudo certo", diz a dona de casa, que espera ser atendida na segunda-feira.
O problema, segunda informações da direção do centro e da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde em Ji-Paraná), era a falta de uma subestação própria com potencia para 220 volts para atender a demanda de funcionamento do aparelho mamógrafo em Ji-Paraná, que hoje é o único do interior do Estado de Rondônia a atender a população de toda a região, fez com que a Semusa suspendesse os exames de mamografia no município. A decisão foi tomada na última segunda-feira (24), após a diretora do Centro da Saúde da Mulher, Maria Cristina Siqueira, juntamente com técnicos da prefeitura, ter analisado a amperagem do aparelho e constatado que a energia não era suficiente para o funcionamento do mamógrafo.
O gerente Regional da Eletrobras Rondônia, Gilson Soares Alvarenga disse em entrevista a reportagem do CP, que ao tomar ciência da situação no Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, por meio da Prefeitura, através do engenheiro, que enviou um documento a empresa informando a situação, procurou, pessoalmente a direção da Semusa e do Centro para sanar o problema imediatamente, sendo constatado a oscilação de tensão no local. ?Não quis saber se havia ou não culpados ou se era nós ou outro órgão. Procurei a secretaria de saúde do município e, de maneira pacifica, propus uma solução rápida e emergencial para não deixar as mulheres, que neste mês de outubro participam da campanha de prevenção do 'Mês Rosa', sem o único atendimento do aparelho de mamógrafo na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) da região central do Estado de Rondônia?, ressaltou.
Conforme ainda Gilson Alvarenga, ele na companhia de técnicos e engenheiros da Eletrobras Rondônia, foram até o prédio em que fica o Centro de Saúde da Mulher, constatando a situação. O gerente destaca que em comum acordo com o Centro de Hemodiálise de Ji-Paraná, por meio do Secretário Estadual de Saúde, Orlando Ramires, foi possível resolver, provisoriamente o problema do não funcionamento do mamógrafo. ?Durante a nossa visita no local, nós achamos uma solução para resolver o problema. Constamos que no pátio do Centro de Hemodiálise, que nem muros tem que dividem os dois centros, já existe uma subestação. O que fizemos, com autorização do secretário estadual de saúde, foi trocar o transformador do Hemocentro, retirando um de 45 e colocamos um de 120,5 da Eletrobras, fazendo a ligação do Ceci Cunha neste traço, resolvendo o problema?, destacou.

PROCESSO LICITATÓRIO - Gilson Alvarenga informou ainda que os técnicos constataram que o aparelho de mamógrafo é igual a um aparelho de raio-X e depende de um traço especifico. Segundo o gerente, o secretário de saúde Abrahim Chamma assumiu um compromisso com eles, em que irão emprestar o transformador por um prazo de 180 dias, prazo este que será realizado o processo licitatório para a construção de uma subestação no Centro de Saúde da Mulher. ?O problema da energia foi resolvido no sábado (29), pela manhã, no domingo foi conferido pelos técnicos, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Saúde a data do reinicio para o funcionamento?, concluiu Gilson.

MANUTENÇÃO ? A diretora do Centro de Saúde Ceci Cunha, Maria Cristina Siqueira informou ontem (31), que devido as constantes descargas elétricas e para evitar problemas futuros com o aparelho de mamógrafo, o mesmo irá passar por inspeção técnica nesta semana e voltará a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (7), com a realização dos exames de mama.
O Centro de Saúde da Mulher tem atendido mensalmente mais de 1,5 mil mulheres de toda a região central do Estado de Rondônia. São 180 exames mensais de mamografias e 120 atendimentos diários de exames preventivos.



Fonte:






Noticia vista 1907 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.