NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PORTO VELHO I
Garantir a segurança dos alunos nas travessias das vias em frente às escolas. Esse é o objetivo principal do trabalho de revitalização das sinalizações horizontal e vertical que a Prefeitura de Porto Velho realiza em frente das escolas das redes municipal e estadual de ensino. Com a ação, todas as faixas de pedestres existentes em frente dos estabelecimentos de ensino públicos serão refeitas pela Semtran (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito). ?Essa é uma ação necessária tanto para orientar os alunos como também os condutores de veículos. E a população precisa estar ciente da importância do uso correto da faixa de pedestre, não só em frente das escolas, mas também nos principais corredores de fluxo de veículos da cidade?, explicou o secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes.
PORTO VELHO II
Paralelo a ação, a prefeitura continua com a fiscalização nas ruas e a campanha educativa permanente que visa o estímulo ao respeito à travessia de pedestres nas vias públicas. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento dos motoristas, fazendo-o entender que a travessia do pedestre deve ser respeitada, mesmo nos locais onde existe semáforo. A mudança dessa cultura, para João Marcos, é necessária a fim de se garantir, paz e mais segurança no trânsito de Porto Velho. A campanha é desenvolvida em frente às escolas nos horários de entrada e saída dos alunos. Com relação às escolas privadas, o secretário adjunto revelou que, por imposição da legislação federal, a responsabilidade em colocar a faixa de pedestre e do proprietário do estabelecimento. ?Isso não é invenção da prefeitura. É lei federal. Mas a Semtran tem auxiliado as escolas particulares elaborando o projeto sem custo nenhum?, disse.
VACINAÇÃO
A segunda fase da vacinação contra a febre aftosa começa hoje (1) em 19 Estados do país. A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é vacinar cerca de 160 milhões de bovinos e bubalinos ao longo dessa fase. Em outubro, os Estados de Roraima, Rondônia e Amapá iniciaram a segunda etapa de vacinação. A meta deste ano do Ministério da Agricultura é proteger todo o rebanho da zona livre de febre aftosa com vacinação - 205,6 milhões de animais. Caso consiga cumprir esse total, o índice de cobertura vacinal será de 100%, superando o alcançado em 2010, que foi de 97,4%. A exceção é o Estado de Santa Catarina, que constitui uma zona livre da doença sem uso da vacinação.
COSTA MARQUES
No último sábado (29) foi realizada em Costa Marques audiência pública pela Assembleia Legislativa, para discutir a criação de um corredor de exportação com a Bolívia e o Chile via Pacífico. A audiência foi proposta pelo deputado Eurípedes Lebrão (PTN) e comandada pelo presidente da Ale, Valter Araújo (PTB). O corredor entre os três países reduz as distâncias do mercado asiático. Elas serão encurtadas em cerca de 1.000 quilômetros, ?reduzindo custos e aumentando a competitividade dos nossos produtos? falou Valter. Após a leitura do requerimento do deputado Lebrão para a realização da audiência foram executados ? e cantados ? os hinos da Bolívia e do Brasil. O presidente Valter Araújo abriu a audiência cumprimentando as autoridades.
ALVORADA DO OESTE
No cultivo hidropônico, o solo que tem a sua função de fornecedor de nutrientes minerais, é substituído por uma solução a base de água e nutrientes macro e micro (solução hidropônica). A Emater-ro através do escritório de Alvorada do Oeste orientou e acompanhou a construção de uma estufa de hidroponia na propriedade do senhor João Batista Elias localizada na BR 429 km 01 saída para Presidente Médici. A estufa foi projetada inicialmente para uma produção estimada de 1000 pés a cada 24 dias, sendo vendida no comercio local. Segundo o gerente local Luciano Brandão e o extensionista rural Geovani Tomiazzi o cultivo de alface nesta época quase não acontece assim o produtor estará produzindo na entressafra favorecendo a comercialização e o preço recebido pelo produto por não ter no mercado.
...