Último mês para negociar dívidas do Pronaf
As famílias de agricultoras que possuem financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com atraso no pagamento do crédito podem renegociar suas dívidas somente até o dia 30 de setembro próximo, data limite para se fazer a renegociação. No ato, será estabelecido o novo prazo para pagamento de 1% do montante em atraso e concedido o parcelamento, em até dois anos, para o pagamento do valor restante.
Além deste benefício, as dívidas de operações contratadas antes de 1º de janeiro de 2006 terão desconto especial de 10%. Neste abatimento também será permitido às operações por produtores que tiveram a produção afetada na safra 2007/2008 por conta de fatores climáticos.
O desconto (10%) será concedido, ainda, a quem está em dia com o pagamento e quer antecipar a quitação da dívida. A formalização desta negociação também deve ser realizada nos banco até 30 de setembro.
A técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Letícia Mendonça, orienta o agricultor a buscar informações nas agências bancárias para concessão do desconto e renegociação. ?O sindicato ou empresa de assistência técnica estadual também podem ajudar nessas informações?, acrescentou.
Letícia informou ainda que o agricultor deve comparecer ao banco dentro do prazo estipulado para a assinatura do Termo de Adesão a renegociação. Uma cópia desse documento é entregue ao agricultor e a outra é arquivada pela agência para comprovação do acordo e da data de renegociação dentro do prazo. ?Quem não sabe assinar, não tem problema. Basta ir à agencia e fazer uma assinatura com a impressão digital, ou levar alguém da família para poder assinar?, explicou.
...