NOTAS DOS MUNICÍPIOS
IFRO I
Os estudantes do Campus Porto Velho/Zona Norte do Ifro (Instituto Federal de Rondônia), que participaram da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA) e da V Olimpíada Brasileira de Foguetes(OBFOG), receberam na manhã da última segunda-feira (31), os certificados de participação no evento. Na oportunidade, houve a entrega da medalha de bronze ao aluno Joseph Matheus da Silva Luiz (Curso Técnico em Informática), selecionado entre os mil melhores do país. A comemoração ficou completa com a conquista do primeiro lugar no campeonato nacional de lançamento de foguetes. A equipe do IFRO alcançou a maior distância do País no lançamento do foguete. Na OBFOG, 643 escolas realizaram testes de lançamento de foguetes. Mais de oitocentos mil alunos de nove mil estabelecimentos de ensino fundamental e médio de todo país enviaram trabalhos. O IFRO inscreveu cerca de 60 alunos, que foram orientados pelo professor de Física, Tarso Leite.
IFRO II
?Esse resultado mostra nosso compromisso com a pesquisa e o ensino na área de astronomia, além do empenho dos professores?, comenta Tarso. O foguete desenvolvido pelos alunos foi construído com garrafa pet, madeira, turbos de pvc e alimentado com vinagre e bicarbonato de sódio. Todo o processo de criação levou em média um mês. Estudante do Curso Técnico em Edificações e membro da equipe vencedora, Felipe Israel, diz que o campeonato contribui com seu aprendizado. ?Nós criamos mais conhecimento e a cada projeto nos aperfeiçoamos?, argumenta. Organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SBA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA e a OBFOG visam à motivação de alunos e professores interessados, voluntariamente, em melhorar seu entendimento sobre Astronomia e Astronáutica. Cerca de 60 alunos de vários cursos do IFRO se envolveram com o campeonato e a equipe vencedora foi composta por quatro alunos.
OURO PRETO
Há duas semanas os alunos da Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, localizada no centro de Ouro Preto do Oeste estão sem usufruir de um direito garantido, a merenda escolar. A denúncia partiu dos próprios alunos que procuraram a imprensa para relatar o fato que por motivo desconhecido estava sendo acobertado tanto pela direção da unidade escolar como pela representação da Secretaria Estadual de Educação no município REN.A preocupação por parte dos pais é muito grande levando em consideração que Eles (alunos) em uma maioria significativa, são oriundos de famílias de baixa renda. Segundo ficou apurado o motivo pelo não fornecimento de merenda escolar é em razão de uma reforma na cozinha que só teve inicio nos últimos dias.
JARU ? Com Foto
A Prefeitura de Jaru adquiriu mais um trator de pneu da marca New Holland, modelo 7630 4X4, para equipar a Secretaria Municipal de Agricultura. O novo trator vai compor a frota daquela pasta, que conta hoje com 12 tratores de pneu, 4 caminhões, 2 Pic Up marca Fiat Strada, um veículo Volkswagen modelo Gol e uma motocicleta, além de diversos equipamentos como: dois perfuradores de solo, sete grades de arrasto e duas carretinhas agrícolas. Quando o prefeito Jean Carlos dos Santos (PMDB), assumiu a Secretaria de Agricultura só tinha uma pá-carregadeira sucateada, mas graças a um grande investimento feito pelo executivo municipal, e a parceria de parlamentares federais e estaduais, hoje a Secretaria de Agricultura possui estrutura para atender vários pequenos produtores com horas/máquinas simultaneamente, através do programa Terra Tombada da Prefeitura de Jaru....