Correio Popular Notícia




Jaru comemora 30 anos de emancipação

Data da notícia: 08/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111108e2.jpg[/IMG] O município de Jaru completou ontem (7) 30 anos de emancipação político-administrativa e para festejar a importante data a Prefeitura presenteou os jaruenses com um grande show da renomada banda Saia Rodada. O evento foi realizado no último domingo (6) no estádio Leal Chapelão, com entrada franca, e uma multidão compareceu para prestigiar a festa.
A banda Saia Rodada, que é da cidade de Caraúbas-RN e está comemorando 10 anos de fundação, contagiou o público presente, cerca de 10 mil pessoas, com sua animação e seu forró autêntico e dançante da região nordeste para todo o país. O show foi um presente do prefeito Jean Carlos dos Santos à população jaruense e ele acompanhou de perto juntamente com a sua família o evento.
O município e seus moradores têm muito a comemorar, uma vez que em tão pouco tempo de emancipação deu um salto tão grande de desenvolvimento e se tornou uma das maiores economias do Estado. Em 30 anos Jaru cresceu muito em função da força da agropecuária, do comércio e de cidadãos que escolheram a cidade para criar seus filhos. Na época da colonização era dominante a miscigenação de culturas e raças, hoje Jaru é uma cidade com identidade própria e são muitos os filhos da terra.
Nos últimos anos a cidade deu um grande salto em seu potencial sócio-econômico com a instalação de indústrias e grandes empresas e indústrias como os laticínios Italac, Tradição e Três Marias e o Frigon, maior frigorífico da região Norte, que aumentaram o número de empregos e fizeram crescer a renda.
Nesta última gestão Jaru despontou para o desenvolvimento com uma grande leva de ruas asfaltadas, construção de escolas e creches, postos de saúde, envolvimento do município com os Programas Sociais com o cadastramento de famílias em condição de pobreza para receberem benefícios do Governo Federal, estando aprovado pela Unicef na edição 2009 a 2012 nos indicadores de impacto social que gerou uma melhora acentuada no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2000 para cá.

SOBRE JARU - A cidade de Jaru, situada no vale do rio Jaru, surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o vale do rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira.
Em 1915 a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do rio Jarú, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus. A ocupação atual do vale do Jarú, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização "Padre Adolpho Rohl", pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País.
O seu desenvolvimento demográfico e econômico resultou na elevação da área do projeto à categoria de município, tendo a localidade de Jaru como sede municipal elevada à categoria de cidade. Criado pela Lei n.º 6.921, de 16 de junho de 1981, o município recebeu o nome de Jaru, em homenagem ao rio e à nação indígena dos Jarus.


Fonte:






Noticia vista 1208 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.