Correio Popular Notícia




Governo lança 10 mil vagas em cursos profissionalizantes

Data da notícia: 22/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111122b1.jpg[/IMG](Da Redação) As políticas educacionais do governo do Estado começam a se alinhar abrindo espaço também para a profissionalização dos estudantes, inicialmente do ensino médio, através de cursos em diversas áreas, que serão promovidos numa parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O lançamento oficial de cerca de 10 mil vagas foi realizado nesta segunda-feira (21) pelo governador Confúcio Moura, em Porto Velho.
Conforme Tereza Sabino, gerente estadual de Educação Profissional, ligada à Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc), das 10 mil vagas, cerca de quatro mil serão para cursos a ser oferecidos dentro das escolas estaduais, com recursos do Estado, enquanto as demais serão para cursos distribuídos pelo Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) e Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Sesc) e Industrial (Senai), esse último ligado à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).
A gerente explicou que entre os cursos estão os de formação inicial e continuada (FIC), que começarão ainda neste mês, com carga horária de 160 horas, havendo apenas um recesso de 15 dias em dezembro; e os técnicos (TEC), com 800h/aula, previstos para iniciar em fevereiro de 2012.
Para o governador Confúcio Moura, o lançamento das 10 mil vagas representou a preparação de um futuro melhor para a juventude e o início do cumprimento de sua proposta de oferecer o diferencial para que os jovens possam crescer profissionalmente sem abandonar os estudos. ?Esses cursos consistem numa grande mobilização em prol do desenvolvimento de Rondônia?, afirmou o governador ressaltando que em breve o Estado também oferecerá um ensino médio renovado, nas instalações do Ifro em Porto Velho, além dos municípios de Ariquemes, Guajará-Mirim e Ji-Paraná.
Confúcio ainda agradeceu à presidente Dilma, por demonstrar vontade de ajudar a Rondônia e informou que vai aproveitar ?essa boa vontade da presidente? para solicitar ampliação das escolas estaduais para que possam garantir mais espaço para os cursos profissionalizantes. Com informações da assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1938 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.