Professora e acadêmica de Ji-Paraná são premiadas no 11º Conic
(Da Redação) A acadêmica do oitavo semestre de Direito do Ceulji/Ulbra, em Ji-Paraná Ednayr Lemos Silva de Oliveira, juntamente com a orientadora Mariana Secorun Inácio, recebeu prêmio de incentivo ao Ensino Superior por pesquisa em andamento no 11º Conic (Congresso Nacional de Iniciação Científica) realizado na cidade de Santos, Estado de São Paulo.
O evento, que é promovido pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras e Estabelecimentos de Ensino Superior), é considerado o maior congresso de iniciação científica do Brasil. E neste ano, contou com número recorde de participantes, com 1.8 mil trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do país.
Visando o estímulo e o engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o evento premia, anualmente, o trabalho destaque em duas principais categorias: concluído e em andamento, dentro de suas áreas de conhecimento. E com o trabalho intitulado ?O Projeto de Integração Nacional em Rondônia e seus Reflexos na Educação Ambiental de Jovens de Agricultura Familiar no Município de Ji-Paraná?, a acadêmica Ednayr teve sua pesquisa reconhecida como a mais relevante apresentada na área de Ciências Humanas e Sociais, recebendo certificado e o prêmio financeiro no valor de R$ 1 mil.
O trabalho apresentado discute a relação das leis ambientais (principalmente a criminalização de condutas) com os descendentes da geração que colonizou o estado de Rondônia, principalmente na década de 70. Estes migrantes, que vieram motivados pelo INCRA principalmente com a ideia de ?colonizar para não entregar?, foram incentivados, de maneira massiva, pelo Estado, a que realizassem todas as condutas necessárias para a ocupação das terras, mesmo que isso resultasse em prejuízos ao meio ambiente. Entretanto, em menos de trinta anos, o Brasil, agora, exige a preservação do meio ambiente, criminalizando e punindo todas as condutas até então incentivadas por esses mesmos programas.
PRÊMIO - Em que pese a pesquisa ter seu merecido destaque no evento, o que deve ser ressaltado é o impacto desta premiação sobre todos os alunos do CEULJI/ULBRA. ?Sabe-se hoje que a iniciação científica é um movimento transformador, ferramenta essencial para a formação de profissionais altamente qualificados, tanto assim o é que a formação acadêmica sempre está segura em três eixos: pesquisa, ensino e extensão. O prêmio representa um incentivo a todos os acadêmicos que, muitas vezes, não seguem com suas pesquisas porque acreditam que a mesma não será reconhecida. Saber que existe espaço (e de sobra) por todo o país para a exposição de pesquisas realizadas dentro do CEULJI, inclusive com a possibilidade de reconhecimento financeiro, apenas reforça todos os diversos incentivos internos já recebidos por este aluno?, destacou a professora Mariana.
Para a professora, não se pode deixar de lado a importância de se estar representado o Estado de Rondônia em um evento de amplitude nacional, principalmente com o feito inédito de premiação neste congresso. ?Mostramos para o resto do país que somos capazes, e muito, de desenvolver pesquisas de relevância e essenciais para o desenvolvimento da região Norte e do próprio Brasil?, ressaltou.
...