Consumidores devem ficar em alerta durante as compras
(Josias Brito) Com a proximidade das festas de fim de ano, como o natal e o ano novo, e a chegada do 13º salário, os comerciantes e consumidores se preparam para vendas e compras. Pensando nisso, o Procon de Ji-Paraná dá algumas dicas para evitar aborrecimentos na hora das compras. Segundo a Gerente Regional do Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor em Ji-Paraná), Rayanne Pereira Fernandes "O consumidor deve prestar muita atenção para não ser fisgado pelas falsas promoções e preços anunciados como vantajosos. Além disso, é fundamental pesquisar o valor do produto, sempre observando a qualidade e a real necessidade dele, deve-se evitar comprar por impulso".
Conforme Rayanne Fernandes, está chegando um dos períodos que mais movimenta o comércio, portanto, o Procon tem se preocupado na prevenção das relações de consumo, orientando os consumidores para um consumo consciente neste Natal. ?No mês de dezembro ocorre uma das datas que mais movimenta o comércio, o Natal. Neste período de festas e troca de presentes, por entender que a informação precisa, clara, correta e ostensiva é um dos direitos basilares do consumidor, o Procon de Ji-paraná apresenta algumas considerações para a prevenção e consumo consciente neste Natal?.
Antes de ir as compras, se possível consulte o Procon por meio do telefone 151 quanto as reclamações fundamentadas, no ano de 2011 os problemas mais reclamados foram referentes á garantia, de modo que o consumidor deve estar atento e exigir o termo de garantia no ato da compra, a nota fiscal e a cópia do contrato.
Constitui crime a entrega do termo de garantia não preenchido (Art. 74, CDC). Em razão da grande procura por presentes, é possível que haja uma significativa diferença entre os preços de revenda de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos, orientamos que o consumidor faça a pesquisa de preço, com o objetivo de que ele compre o produto pelo menor preço.
OUTRAS DICAS - Os consumidores devem ficar atentos às publicidades que contenham ofertas extremamente atrativas para se proteger contra eventuais publicidades enganosas. Nestes casos, o consumidor pode exercer a auto-tutela, guardando a oferta ou mensagem publicitária que o levou a realizar determinada compra ou pedir que a oferta ou proposta seja feita por escrito e assinada, nos casos de proposta ou oferta verbal.
É essencial que o consumidor verifique, ao adquirir um produto, todas as informações essenciais do ato comercial, tais como preço, taxas de juro do contrato de financiamento, encargos adicionais, necessidade de pagamento de entrada, quantidade de número de parcelas e características do produto, essas informações que são obrigatórias pelo Código de Defesa do Consumidor. Com informações do Procon Ji-Paraná.
...