Correio Popular Notícia




Rondoniense conquista medalha de ouro em Guadalajara

Data da notícia: 29/11/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111129f.jpg[/IMG] (Da Redação) O mesatenista de Rondônia João Fernando o "Totó" conquistou medalha de ouro nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara e garantiu vaga para disputar os Jogos Paraolímpicos de Londres de 2012. Único atleta de Rondônia a voltar dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara com medalha, o mesatenista João Fernando, 30 anos, o Totó, desembarcou na madrugada da última quinta-feira (24) de volta a Porto Velho. Campeão dos Jogos, Totó conquistou a medalha de ouro e ainda garantiu uma vaga para a disputa dos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012. Há pouco mais de um ano, Totó passou a competir com o apoio da Prefeitura, através da Semes (Secretaria municipal de Esportes e Lazer).
Só neste ano, Totó venceu cinco das seis Copas do Brasil realizadas pelo País inteiro. De Guadalajara, ele trouxe sua sexta medalha panamericana, a terceira de ouro. Na sua vitoriosa história no esporte, Totó já foi sete vezes campeão brasileiro, e integra a seleção nacional do Comitê Olímpico Internacional desde o ano 2000.
João Fernando nasceu com paralisia cerebral, devido a um problema ocorrido durante o parto. Com movimentos limitados no braço e perna direitos, passou a fazer fisioterapia aos quatro anos de idade. ?Quando eu tinha 16, o médico me aconselhou a praticar um esporte?, contou. No bairro São Cristóvão, onde morava, havia um grupo de meninos que costumava brincar com tênis de mesa. ?Acabei me encontrando ali e não parei mais?, revela.
Natural de Porto Velho, Totó estudou nas escolas José Altino e Rio Branco, antes de ingressar na Faculdade de Rondônia (Faro), onde concluiu o curso de Direito. Além do trabalho como bancário, ele ainda recebe uma ajuda de custo da Prefeitura como atleta da cidade e uma bolsa-atleta do Governo Federal.

REGIÃO NORTE - Dos 250 atletas que fizeram parte da comitiva brasileira nos Jogos Parapanamericanos ? competição que reúne apenas atletas portadores de alguma deficiência ? 16 eram da região Norte do País. Destes, apenas sete conquistaram medalhas, sendo cinco de Belém e um de Manaus. Único rondoniense nesse grupo de elite do esporte brasileiro, João Fernando foi a Brasília ontem (28), para ser recebeido pela presidente Dilma Roussef, junto com todos os outros atletas que medalharam no México.
Em Guadalajara, Totó venceu atletas do México, Chile e Estados Unidos, antes de chegar à final, onde enfrentou e venceu um canadense, por 3 a 1. No ano que vem, Totó estará em Londres, nas Paraolimpíadas. Antes disso, vai passar um período de treinamentos em Paris, a convite do COI. Quando voltar, pretende levar adiante seu sonho de presidir a Federação Rondoniense de Tênis de Mesa, e também o de fundar um clube em Porto Velho específico para mesatenistas portadores de deficiências. ?Já temos uma entidade que reúne para-atletas de todas as modalidades. Mas quero abrir um clube só para o meu esporte?, definiu. Depois que voltar de Brasília, Totó também será recebido pelo prefeito Roberto Sobrinho, que declarou fazer questão de cumprimentar pessoalmente o ídolo da cidade.

Fonte:






Noticia vista 1493 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.