Sae comemora Dia Mundial contra a Aids
(Da Redação) Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids que será comemorado na próxima quinta-feira (1º) e marcar a data a Coordenação do Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/HIV/AIDS (Sae) de Ji-Paraná, da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), vai realizar palestras em escolas, colocará faixas educativas nas principais ruas e avenidas, quatro laços da campanha Laço Vermelho (símbolo da data), pit-stop, entre outras atividades.
De acordo com a coordenadora do Sae, enfermeira Tamiris Novais, amanhã (30) será realizada uma capacitação sobre HIV/Aids para todos os profissionais da Saúde, ministrada pela médica infectologista Fausane Andrade Martins, às 15 horas, no auditório da REN (Representação de Ensino); e amanhã acontecerá um pit-stop, com distribuições de preservativos e panfletos, na frente do supermercado Irmãos Gonçalves.
O Sae, que foi criado em 1993 como ambulatório, funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, na rua Porto Velho, nº 2319, no bairro Dom Bosco em Ji-Paraná. Segundo Tamiris Novais, o Sae é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e seus familiares.
A coordenadora disse ainda que os objetivos são prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários por meio de uma equipe multiprofissional; organizar e desenvolver ações educativas e preventivas sobre aspectos referentes às DST/HIV/Aids, junto a diversos segmentos da comunidade em geral e desenvolver atividades de capacitação de recursos humanos, criando uma rede de combate à discriminação e de solidariedade as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids. ?O local atende pacientes por demanda espontânea ou encaminhada por Unidades da Rede Básica do município, outras localidades circunvizinhas e Rede Privada?, afirmou Tamiris.
SERVIÇOS - Os serviços oferecidos são atendimento médico; solicitação de exames diagnósticos de DSTS; cuidado de enfermagem; atendimento psicológico, aconselhamento pré e pós testagem HIV, orientação e apoio; controle e distribuição de anti-retrovirais; realização de coleta para exames de monitoramento- Carga Viral, CD4 e CD8; atividades educacionais para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST, HIV e Adis; distribuição gratuita de insumos de prevenção - Preservativos - e de fórmula láctea a criança de mãe soro positivo. ?Do início deste ano até o dia 14 de novembro, foram diagnosticados 43 casos novos em Ji-Paraná, sendo 16 mulheres e 27 homens?, finalizou Tamiris Novais.
...