Focos de queimadas em Rondônia são menores que no ano passado
Os números de focos registrado nos últimos três meses são 60% menores comparado com o mesmo período do ano passado, segundo divulgou a Rede de Meteorologia (Remar) da Sedam. Durante maio a julho deste ano foram registrados em Rondônia 396 focos de queimadas. Na mesma época em 2007 o número de focos de calor encontrados foram 970. Os índices dos focos em 2008 despencaram mais da metade aos do ano passado.
O Secretario de Ambiente do Estado, Cletho Brito afirma que a redução nos focos de queimadas se deve as ações de conscientização e fiscalização que estão ocorrendo em todo Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. ?O combate às queimadas apenas começou a nossa intenção é acabar de vez com esta prática?, completa Brito.
Os dados da Remar ainda indicam que o risco de incêndio no último mês foi grande. A falta de chuva no mês de julho, considerado o mês mais quente dos últimos anos, e ao ar seco favoreceram a possibilidade de que uma queimada destruísse hectares de florestas. Para evitar a queima os órgãos ambientais estão apresentando técnicas alternativas para agricultura e pecuária; como explica a gerente de Educação Ambiental da Sedam, Kátia Casulo. ?A idéia das entidades envolvidas na campanha é mostrar que existem outras formas sem a necessidade de usar o fogo, como por exemplo, o manejo de pastagem, método de Voisin (ler Voazam), pastejo misto etc?.
As tecnologias propostas de acordo com a gerente podem aumentar a produtividade do pecuarista e do agricultor e vai evitar problemas ambientais, sociais e de saúde.
São cerca de 20 métodos sem o uso de fogo para agricultura e pecuária que a Sedam, Idaron, Emater, Ibama, Embrapa e Sipam estão propondo às comunidades rurais. Participam também da campanha Seduc, Seplac e Batalhão Ambiental.
O chefe da fiscalização ambiental do Estado, Antonio Cardoso disse que a partir desse mês a Secretaria começa a notificar e autuar as queimadas irregulares.
...