NOTAS DOS MUNICÍPIOS
OURO PRETO I
Moradores de Ouro Preto do Oeste e de municípios vizinhos compareceram em massa, na manhã do último sábado (26), no Teatro Municipal, para apresentação do Plano Futuro que foi realizada pela coordenadora do Plano e secretária de estado de Assistência Social, Claudia Moura, acompanhada dos secretários de estado de Desenvolvimento Econômico, Edson Vicente e de Cultura, Esportes e Lazer, Chicão Leilson, além dos secretários adjuntos da Justiça, Zaqueu Ramos e da Agricultura, Deusemínio. A regional de Ouro Preto do Oeste foi a 9ª a receber a equipe do governo para apresentação e debate sobre o Plano Futuro. ?Esse processo de ir a cada região é fundamental para sucesso de execução do Plano, pois, o governo precisa fazer um levantamento das demandas de cada um deles, para saber quais, ações, projetos ou programas precisam ser aplicados naquele local?, destacou Claudia Moura.
OURO PRETO II
?A próxima etapa do Plano Futuro é a busca ativa, que vai identificar quem são e onde vivem as famílias em condições de pobreza ou pobreza extrema, públicos alvo do programa. A busca ativa deve começar ainda em dezembro deste ano?, informou Claudia Moura. De acordo com a gestora municipal de Ação Social de Ouro Preto, Dulce Mesquita, o município vai apoiar o Estado no trabalho de busca de ativa e o cadastramento das famílias para incluí-las no Plano Futuro. ?No que depender do município, todos esforços serão voltados para execução do Plano, que irá incluir e promover cidadania aqueles que estão à margem das políticas e serviços públicos?, completa Dulce.
CACOAL
Amanhã, 1º de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A ação deste ano, com o Tema: ?Como você gostaria de ser tratado se vivesse com HIV/AIDS?? busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, principalmente entre os jovens gays, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. A idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis. Dados sobre o HIV/AIDS em Cacoal: Do período de 1992 (notificação do 1º caso de AIDS) a dezembro de 2010 foram notificados pelo Serviço de Epidemiologia de Cacoal 173 casos de soropositivos para o HIV e/ou com AIDS.
JARU
Após quatro meses de realização de inúmeras atividades, a Escola Municipal Menézio de Victo, em Jaru, finalizou com sucesso na última segunda-feira (28) o projeto de leitura ?Um Cantinho Para Viajar?. De autoria das professoras Mailza dos Santos Nunes e Eliane Padovesi Alves, o projeto começou a ser desenvolvido em agosto com os alunos do 4.º Ano (horários matutino e vespertino) e teve vários objetivos, dentre eles, incentivar a leitura, estimulando a criatividade dos alunos com a intenção de formar uma nova geração de leitores. A metodologia adotada pelas autoras para executar o projeto foi bastante diversificada. Durante a realização das atividades os alunos tiveram acesso a um grande acervo de conteúdos educativos, visando facilitar o desenvolvimento de hábitos saudáveis de leitura. Todas as orientações necessárias foram transmitidas aos estudantes, possibilitando-lhes a ampliação de novos horizontes com uma viagem ao mundo mágico da leitura.
...