PAC 2 aprova compra de retroescavadeira para 18 municÃpios de Rondônia
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) informou ontem (28) ao deputado federal Padre Ton (PT-RO) sobre a seleção de 18 municÃpios de Rondônia que serão contemplados com máquinas retroescavadeiras para reforçar o trabalho de infraestrutura nas estradas dos municÃpios, os quais serão adquiridos mediante recursos do PAC2.
?Esta é uma ótima notÃcia para nossos municÃpios, que precisam muito desse tipo de máquina para dar conta da manutenção das estradas vicinais, ajudando o agricultor a escoar o que produzem. Em todo o Brasil, serão contemplados mais de 1 mil municÃpios de até 50 mil habitantes. Sem esse apoio do governo federal é muito difÃcil as pequenas regiões executarem essa ação?, diz Padre Ton.
Os municÃpios que figuram na lista do MDA publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de novembro são Alto ParaÃso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Machadinho,Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Mamoré; Nova União; Presidente Médici, Theobroma, Vale do Anari e Vale do ParaÃso.
O deputado Padre Ton disse que enviou ofÃcio a todas as prefeituras informando sobre a seleção e sobre os próximos passos do MDA em relação à compra dos equipamentos. A abertura das propostas das empresas interessadas começa na sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelo site de compras do governo federal (www.comprasnet.gov.br).
Segundo o deputado, a entrega das retroescavadeiras está prevista para acontecer de março a junho de 2012. Nesta fase do PAC 2 serão atendidos 1.174 municÃpios em todo o Brasil, e prevista a aquisição de 1.350 retroescavadeiras.
SELEÃÃO - A metodologia do PAC elege como critérios para a seleção dos municÃpios pertencerem ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrÃcola no PIB total do municÃpio, possuir maior extensão territorial e ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais registrados no municÃpio.
...