Conferência discute políticas públicas do direitos da criança e ao adolescente
(Da Redação) Com o tema "mobilizando, implementando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes" a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social de Ji-Paraná) e o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), inicia hoje (1) e vai até amanhã (2), a 8ª Conferência Muncicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontece na Igreja Missionária Unida, localizada na Avenida Menezes Filho, ao lado da Casa do Artesão, a partir das 8 horas.
Além da comissão organizadora, equipe do CMDCA e da Semas, participam também do evento autoridades locais, entre elas o prefeito José de Abreu Bianco, e representantes de Instituições da sociedade civil organizada.
Hoje, após a abertura, haverá palestra com o tema: ?Ji-Paraná vai conquistar o Selo Unicef Município Aprovado na Edição 2009/2012? Quem pode contribuir??, com Lidiane Tanazildo da Costa, assistente social da Semas e presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social); palestra com sobre ?Proteção e Defesa dos Direitos?, com Gilson Lopes, Pedagogo do Creas (Centro de Referencia Especializada de Assistência Social) e palestra sobre ?Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes?, com Claudio José de Lima Ferreira, presidente do Conedca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia).
Nesta sexta-feira, a programação segue com palestras sobre a ?Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes?, com Margarete Aparecida Porto, psicóloga e Ana Paula Moraes dos Santos, Assistente Social ambas integrantes do Programa Liberdade Assistida ? LA; ?Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes?, com Philiane Ferreira Paulino, assistente social do Núcleo Psicossocial do Fórum de Ji-Paraná e ?Controle Social da Efetivação dos Direitos?, com a psicologa do Centro de Referência de Assistência Social, Graziela Espanhol Bergamin
Conforme a secretária de assistência social, Sônia Reigota, a conferência tem como objetivo geral mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da política nacional e do Plano Decenal. A conferência encerra a partir das 14 horas, após apresentação das propostas e eleição dos delegados.
...