Correio Popular Notícia




Urupá recebe primeiro júri popular

Data da notícia: 01/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111202e.jpg[/IMG] (Da Redação) O pequeno município de Urupá, com população aproximada de 13 mil habitantes, recebeu pela primeira vez nesta semana um júri popular, realizado no plenário da Câmara Municipal da cidade. A iniciativa inédita de transferir o julgamento da comarca de Alvorada do Oeste, para o município da jurisdição foi do juiz titular Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira, como forma de aproximar a justiça da comunidade.
O caso julgado ocorreu em Urupá, em 1990. O réu, Geraldo Selma dos Santos, era acusado de matar João Ramos Pacó, a tiros de espingarda e revólver durante uma emboscada, porque este estaria molestando a filha do acusado. Também o estaria ameaçando.
Para o magistrado, o deslocamento de todo o aparato judicial para a realização do julgamento no município de Urupá se justifica dado o seu caráter pedagógico, que está dissociado do resultado da votação do júri popular, mas, sim, na certeza da presença da Justiça e responsabilização de todos os crimes praticados naquela comunidade, que vem apresentando índices alarmantes de criminalidade, com destaque para os de violência doméstica, tráfico de entorpecentes e homicídios, não obstante a destacada atuação das Polícias Militar e Civil, na sua prevenção e repressão.
A ideia foi acompanhada pela promotora de justiça Alba da Silva Lima, que considerou a iniciativa importante para que a população, também do Município de Urupá, saiba que o Ministério Público, assim como os demais órgãos competentes, têm trabalhado para que a Justiça funcione.
O delegado de polícia civil da cidade de Urupá, Roberto dos Santos da Silva, destacou que "a presença do Poder Judiciário e do Ministério Público na cidade vem demonstrar toda a preocupação que os membros destes poderes estão tendo em repassar para a sociedade a forma como a Lei está sendo cumprida".
A sessão do Tribunal do Júri atraiu a atenção da sociedade, inclusive autoridades e alunos das escolas públicas. Para o presidente da Câmara, vereador Antônio Lázaro de Freitas, o júri na cidade serve para que a população veja que os crimes praticados aqui em Urupá não estão ficando impunes. Colocou a Casa de Leis à disposição para a realização de outros julgamentos.
Os jurados absolveram o acusado. Ao final da sessão o juiz agradeceu os poderes Legislativo e Executivo municipal pelo apoio e compreensão sobre o caráter público do evento. Acrescentou ainda que estuda inserir, em reuniões posteriores, julgamentos de todos os crimes dolosos contra a vida no município em que praticados, assumindo mais um viés da Justiça Itinerante, nascida em nosso Tribunal, com jurados sorteados na comunidade local. Com informações do TJ.

Fonte:






Noticia vista 1341 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.