Correio Popular Notícia




Ji-Paraná realiza campanha no Dia Mundial contra a Aids

Data da notícia: 01/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111202d1.jpg[/IMG] O Dia Mundial de Luta contra a Aids ? ?A Aids não tem preconceito. Previna-se? , celebrado ontem (1º), foi marcado por diversas ações em Ji-Paraná. A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Sae (Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/HIV/AIDS), realizou pit stop com distribuições de panfletos educativos, palestras nas escolas, capacitação sobre HIV/Aids para os profissionais de Saúde, entregou preservativos nas empresas, colocou faixas educativas nas principais ruas e avenidas e quatro laços da campanha Laço Vermelho (símbolo da data) em pontos estratégicos.
De acordo com a coordenadora do Sae, enfermeira Tamiris Novais, durante as ações a equipe explicou o trabalho realizado pelo Sae, o foco da campanha deste ano que são os jovens homossexuais de 15 a 24 anos das classes C, D e E, devido ao aumento da porcentagem de contaminações dessa faixa etária, entre outras importantes orientações.
Segundo informações do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, o Brasil tem 608.230 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Ainda conforme o MS, na população de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O total equivale a 11% de casos de Aids notificados no Brasil desde o início da epidemia.

SAE - O Sae, criado em 1993 como ambulatório, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, na rua Porto Velho, nº 2319, no bairro Dom Bosco em Ji-Paraná. Tamiris Novais disse que o Sae é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e seus familiares. O local atende pacientes por demanda espontânea ou encaminhada por Unidades da Rede Básica do município, outras localidades circunvizinhas e Rede Privada. ?De 1992 a 14 de novembro deste ano, o Sae tem registrado 237 casos de HIV/Aids em tratamento, sendo 107 homens e 130 mulheres?, informou a coordenadora.
O local tem como finalidade prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários por meio de uma equipe multiprofissional; Organizar e desenvolver ações educativas e preventivas sobre aspectos referentes às DST/HIV/Aids, junto a diversos segmentos da comunidade em geral; e Desenvolver atividades de capacitação de recursos humanos, criando uma rede de combate a discriminação e de solidariedade as pessoas vivendo e convivendo com HIV/Aids. Com informações da assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1737 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.