Correio Popular Notícia




Chuva alaga ruas em Ji-Paraná

Data da notícia: 03/12/2011
Foto:

(Josias Brito) A forte chuva que caiu na tarde da última quinta-feira (1), das 5h20 às 22 horas, alagou várias ruas e avenidas em Ji-Paraná. Cerca de 2 horas de chuva somou 90 milímetros que foi suficiente para causar transtornos as pessoas que estavam saindo do trabalho e principalmente aos motoristas. Os bueiros não deram vazão suficiente para escoar a água.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111203d.jpg[/IMG]O fluxo de veículos no centro e no inicio da Avenida Brasil, no momento da chuva era intenso, pois este é o horário que a maioria das pessoas estão saindo do trabalho e os alunos das escolas. Outro ponto que ficou completamente alagado foi na BR-364, no 2ª Distrito, nas proximidades da ponte sobre o Rio Machado. A água quase invadiu alguns comércios e garagens causando danos aos moradores. Neste ponto da cidade o que contribuiu para o entupimento dos bueiros foi o acúmulo de lixo na área, que são jogados constantemente pela população em terrenos baldios nos bairros próximos ao local.
De acordo com os moradores próximos ao local, os responsáveis pelo acumulo do lixo são as pessoas de outros bairros, que usam as ruas que ficam na parte de trás dos comércios na Vila Jotão para desfazerem do lixo, nos terrenos baldios.
Também houve registros de alagamentos no bairro Primavera, São Francisco, 2 de Abril e Riachuelo, porém, todos estes transtornos não foram suficientes para que fosse decretado situação de emergência no município. Segundo informações de funcionários da Semosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), só é possível decretar esta situação, havendo uma quantidade mínima de pessoas atingidas, o que não foi o caso de Ji-Paraná.
A equipe de reportagem do CP tentou, durante a manhã de ontem (2), manter contato com o secretário de Obras, Assis Canuto e o diretor de obras da Semosp, Crispin Bispo, para saber mais informações sobre as medidas que vem sendo tomadas para resolver o problema, inclusive no inicio da Avenida Brasil, mas não obteve êxito em falar com nenhum dos responsáveis. Funcionários da Semosp informaram que uma equipe da secretaria vem realizando trabalhos de limpeza nos canais de escoamento, bueiros e bocas de lobo nos pontos mais atingidos pelas chuvas. Desde o mês passado, as equipes trabalharam na desobstrução dos bueiros de um trecho da avenida Ji-Paraná, no bairro Urupá e na avenida Brasil, amenizando os alagamentos das vias.
A ação faz parte de uma operação de limpeza, criada pela Semosp para minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas, que tem caído na região e os constantes alagamentos que vem ocorrendo devido os bueiros estarem obstruídos. A equipe trabalha com o auxílio de caçamba e pás carregadeiras.

PREVISÃO DO TEMPO ? Para este final de semana, as condições atmosféricas não mudam muito. Novamente os termômetros devem registrar temperaturas elevadas, em torno dos 33ºC. Segundo informações dos meteorologistas, deve chover forte a partir do início da tarde até a noite de hoje (3).
Na quarta-feira (23), a risco de chuvas fortes e mais generalizadas para todas as regiões do norte do País. As temperaturas permanecem altas e a máxima fica próxima dos 30ºC. As autoridades alertam as pessoas para que, em caso de novos alagamentos, não invadirem com carros e motos os pontos alagados. ?Se houver barreira ou qualquer sinal de enchente na rua é melhor não tentar passar com o veículo?, destacaram. Eles também salientaram que nos casos em que a água invade as residências é indicado que as pessoas desliguem a chave geral de energia e saiam das casas, para um lugar seguro, e só retornem no momento em que a água baixar.


Fonte:






Noticia vista 1342 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.