Correio Popular Notícia




Ji-Paraná livre da dengue

Data da notícia: 05/12/2011
Foto:

>Apesar da epidemia no Estado, Rondônia tem 48 cidades livre da doença

Com o inicio do período de chuvas mais intensas, Ji-Paraná está livre de uma epidemia de dengue neste ano. A informação é do Ministério da Saúde, que lançou ontem (5), a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012. Com o slogan ?Sempre é hora de Combater a Dengue?, o objetivo da campanha é reforçar sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d?água e recolher o lixo.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201112006d.jpg[/IMG]Conforme o último boletim epidemiológico da Divisão de Controle Endemias, o número de notificações na cidade caiu 87% em relação a igual período do ano passado. O município de Ji-Paraná está fora da situação de risco de epidemia, o que não quer dizer que está livre da ocorrência de casos isolados.
Segundo o chefe da Divisão de Endemias, José Carlos da Costa, a cidade tem que continuar o combate contra essa doença, que requer não só o serviço dos Agentes de Endemias, mas o esforço de toda a população em eliminar os focos da doença em suas residências. Dados do Liraa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) do Ministério da Saúde, divulgados ontem, mostram que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue. Rondônia foi um dos estados que teve quatro cidades citadas pelo levantamento do ministério da saúde que corre risco de epidemia da dengue ainda neste ano. Além da capital Porto Velho, os municípios de Buritis, Ouro Preto do Oeste e Espigão do Oeste tem o maior foco do mosquito transmissor. Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde foram coletados em 561 municípios nos meses de outubro e novembro deste ano.
O chefe da Divisão de Endemias de Ji-Paraná, José Carlos informou durante entrevista ao CP que as cidades com mais de 4% de infestação (quantidade de casas infectadas a cada 100 residências) são consideradas em risco, de acordo com padrões internacionais. As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta, como é o caso que foi classificado o município de Ji-Paraná.
Conforme José Carlos, nos últimos dias as equipes da Divisão visitaram 35 mil residências e foram realizadas mais de 100 notificações. Neste final de ano, foram raros os casos de dengue foram registrados pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), em Ji-Paraná.
[B]
VENCER A BATALHA [/B]- O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a situação dessas 48 cidades é especialmente delicada porque o período mais intenso de chuvas ? que beneficiam a proliferação do mosquito ? ainda não chegou. ?Classificamos eles exatamente pela previsão de que em janeiro, fevereiro, haja infestação ainda maior. Eles estão no momento final para vencer a batalha?, disse.
Padilha afirmou que essas cidades receberão uma orientação especial sobre como combater as infestações. Além disso, o ministério está repassando R$ 90 milhões para ações de prevenção em 989 municípios, informou Padilha. As cidades que atingirem metas de redução dos casos de doença e de infestação no ano que vem poderão receber 20% a mais da verba.

Fonte:






Noticia vista 1221 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.