Rondônia discute política nacional de sangue com o ministro da Saúde
Representantes das hemorredes públicas estaduais se reuniram nesta quinta-feira (18) em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir pautas da temática de sangue e homoderivados. Rondônia é representada na reunião pelo presidente da FHEMERON, Ted Wilson.
Segundo Ted Wilson, a programação do encontro incluía a abertura do fórum de discussão para definição de coordenação única para bancos de célula-tronco e células de cordão. ?Outra questão atual e relevante a ser tratada é a articulação entre os Ministérios da Saúde e da Educação para formação acadêmica em hemoterapia?, informou.
CAMPANHA - Para o presidente da FHEMERON, a reunião também serve para apresentar resultados da campanha de incentivo à doação de sangue no país, que foi lançada neste ano com a meta de atingir 4 milhões de voluntários até 2012. ?Com a ampliação da faixa etária, através da Portaria 1.353, a campanha de 2011 teve forte impulsão?, acrescentou Ted Wilson.
A Portaria 1.353, de 13 d junho de 2011, estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país, e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação. Com a mudança, as campanhas de incentivo à doação passaram a atingir jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos.
Em Rondônia, a FHEMERON, em parceria com o Governo do Estado, realizou campanha em escolas públicas estaduais incentivando os adolescentes a doarem sangue para salvar vidas. A campanha atraiu novos doadores de 16 e 17 anos, e, inclusive, foi tema de uma das escolas no desfile cívico do ?7 Setembro?, ocorrido neste ano.
...