Correio Popular Notícia




Lojistas contratam vigilância particular para garantir segurança

Data da notícia: 12/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111213d.jpg[/IMG]>Mesmo com o retorno da polícia as ruas, os empresários investiram em vigilância para garantir a segurança
(Josias Brito) Lojistas de Ji-Paraná, temendo pela onda de furtos e roubos que vem ocorrendo no município, estão investindo em sistema de vigilância particular. O panorama atípico, devido a greve da Polícia Militar vivido pelos ji-paranaenses, revela uma cidade refém da violência, onde o setor privado é obrigado a se adaptar à realidade, sob pena de não ser surpreendido pelas ações da bandidagem.
Cansados da face oculta do crime, que nestes quase dez dias de paralisação da Polícia Militar em todo o Estado de Rondônia praticou vários atos de vandalismo no comercio local, os lojistas começaram a se mexer e buscar alternativas para se proteger. Para resolver a situação, eles passaram a contratar sistema de segurança particular para cuidar da parte que normalmente caberia a polícia, que prometeu voltar aos trabalhos ontem (12).
Em outras empresas, como é o caso dos supermercados, centenas de seguranças se misturam ao vaivém do comercio, coibindo pequenos e grandes furtos, combatendo assaltantes, além de proporcionar um pouco de tranquilidade aos clientes e proprietários dos estabelecimentos.
O comerciante João Francisco do Carmo disse que a alternativa não é mais viável, pois caberia à polícia proporcionar tranquilidade, porém com a greve da PM somente nestes últimos 10 dias houve dois arrastões e atentados em várias lojas do município. Os lojistas estão suprindo a lacuna contratando empresas de segurança particular. "Muitos seguranças contratados não são legalizados como deveriam ser, com pelo menos um curso técnico. No entanto, por outro lado, os proprietários para não ficarem no prejuízo, adotam a medida, que acaba sendo entendida pela sociedade", disse.
João Francisco lembra que vários estabelecimentos estão investindo pesado na segurança particular para não serem obrigados a fecharem suas portas, de tanto serem assaltados. Ele cita o caso de uma loja de jóias na avenida Brasil, que já foi assaltada por diversas vezes e na madrugada do último domingo (11), foi também invadida por bandidos, que tiveram a audácia de entrarem de ré com o carro no interior da loja e levarem todo o produto que estava nos balcões de vidro.
"São fatos dessa natureza que nos preocupa. Uma loja ser, por diversas vezes, vítima de assaltos sem que nada tenha sido feito para ajudar a combater os marginais, só tem duas alternativas: ou contrata uma empresa de segurança particular, ou infelizmente, vai chegar o dia em que ele vai fechar suas portas", destacou.
Casos como o da loja de jóias tem se tornado bastante comum no município, nos últimos dias. Para se ter uma idéia, informou o comerciante, na madrugada do último domingo, mais de cinco estabelecimentos foram vitimas de arrombamentos seguido de furtos.

SEGURANÇA ? Na tarde de ontem, a equipe de reportagem do CP manteve contato com a empresa que presta serviço de segurança no município, a Inviolável, onde foi informado de que nos últimos dias houve um aumento na contratação dos serviços prestados da empresa e também eles tiveram que aumentar o número de equipe para atender os comerciantes de Ji-Paraná.
Conforme informações da empresa, nos últimos dias houve um considerado aumento de número de empresas que solicitaram a implantação do serviço de segurança particular.


Fonte:






Noticia vista 11069 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.