NOTAS DOS MUNICÃPIOS
CACOAL I
Moradores da cidade de Cacoal estão reclamando da constante falta de água no municÃpio. De acordo com a diretora administrativa do SAAE (Serviço Autônomo de Ãgua e Esgoto de Cacoal), Maria Simões, isso estava acontecendo porque o os técnicos do órgão estavam efetuando manutenção dos filtros rápidos, alternativamente, o que ocasionou as interrupções no fornecimento de água. A diretora assegurou que o serviço foi concluÃdo na última segunda-feira (12) e que até ontem (13), a situação estaria normalizada.
PORTO VELHO
Uma tonelada de papel, plástico, papelão, metais e PVC deixou de ocupar espaço no lixão de Porto Velho nesse final de ano, depois que a superintendência do Incra em Rondônia entregou esse material à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua (Asprovel), coletados nas dependências da sede da instituição, em Porto Velho. O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga de Lima, informou que as receitas obtidas com a venda desses recicláveis ajudarão no pagamento das despesas administrativas da associação. Para o coordenador do programa Coleta Seletiva Solidária no Incra de Rondônia, servidor Raimundo Seixas, nos três anos de sua implantação no órgão, o resultado tem sido muito satisfatório.
JARU I
A acessibilidade entre os municÃpios e distritos da região de Jaru está mais fácil. Três pontes de madeira foram construÃdas ao longo do rio Jaru. Juntas, as plataformas somam 255 metros, onde o Governo investiu pouco mais de R$ 1 milhão. Com a finalização das obras o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) transformou em estradas pequenos carregadores para assegurar o acesso entre os municÃpios de Jaru, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Vale do ParaÃso e Governador Jorge Teixeira, e os distritos de Bom Jesus, Santa Rosa e Tarilândia.
JARU II
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, explica que as construções das pontes fazem parte do Projeto Estradão, lançado neste ano pelo governador Confúcio Moura com o objetivo de garantir da trafegabilidade nas estradas de responsabilidade do Estado e o acesso mais fácil entre os municÃpios e distritos, garantindo o escoamento da produção, principalmente da agricultura familiar.
As pontes foram construÃdas no Travessão 1 (distrito de Bom Jesus, em Jaru, com 100 metros de extensão) garantido acesso direto aos municÃpios de Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste e seus distritos; no Travessão 12 (distrito de Santa Rosa, em Vale do ParaÃso, 80 metros) também interligando os mesmos municÃpios e distritos, e na RO-010 (75 metros) assegurando acesso do distrito de Tarilândia (Jaru) ao municÃpio de Governador Jorge Teixeira.
ROLIM DE MOURA
Através da iniciativa privada, um grupo de amigos formado por mais de 120 pessoas se reuniu no último domingo (11), para o segundo Mutirão de Limpeza das margens e leitos do rio Machado, no entorno da ponte de travessia da RO 479, ligando o municÃpio de Rolim de Moura à BR-364. Unidos com o objetivo de contribuir com a preservação do rio Machado, muitos voluntários chegaram ao ponto de encontro logo cedo e montaram acampamento e se organizaram para iniciar a operação que contou com cerca de 30 embarcações para percorrer vários quilômetros do rio coletando entulhos.
...