Alunos são conscientizados sobre preservação do Meio Ambiente
A escola da rede municipal de ensino infantil Miriam Trajano, em Ji-Paraná. vem trabalhando desde 18 de junho o projeto Ambientando. O projeto visa despertar nos alunos o senso de responsabilidade ambiental com o meio em que vivem e conscientizando-os de sua responsabilidade na preservação das espécies e do meio-ambiente.
Segundo a diretora do Mirian Trajano, Aparecida Heleni de Freitas, a idéia inicial do Ambientando surgiu durante uma experiência em um curso de especialização. "Depois deste curso, fizemos um experimento com os alunos. Eles plantaram feijões e um grupo regava as mudas, outro não. Com isso, eles entenderam a importância da água na vida de todos nós. Assim criamos o projeto Água é Vida." lembrou.
Em 2007, os alunos foram levados para visitas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que tornou-se parceiro da escola. O Ibama ensinou os estudantes a fazerem mudas com sementes que encontravam em casa e caixas de leite longa-vida. Ao todo, 300 mudas foram produzidas e doadas aos pais dos alunos, responsáveis pelo plantio das mesmas.
Neste ano, o Água é Vida passou por mudanças e transformou-se no projeto Ambientando. Divididas em grupos, as crianças recolhem material plástico em suas casas e levam até a escola. O estudante do pré 2, Egder Henrique de Brito Guedes, cinco anos, contou o que aprendeu com o Ambientando. "Se não recolhemos o plástico, a cidade fica cheia de lixo e as represas e rios destruídos", explicou.
...