Correio Popular Notícia




Mulheres sem exames de mamografia em Ji-Paraná

Data da notícia: 15/12/2011
Foto:

(Josias Brito) Uma enxurrada de reclamações sobre a falta de exames de mamografia no Centro da Saúde da Mulher Deputada Doutora Ceci Cunha, tem sido denunciado por mulheres e gerou uma série de ligações para redação do CP, ontem (14), em Ji-Paraná. As denúncias apontam que o equipamento onde são feitos os exames está com as atividades paradas desde a última segunda-feira (12). As reclamações contam histórias de mulheres que tentam fazer a mamografia há meses. Algumas das pacientes são oriundas de outros municípios da região Centro do Estado de Rondônia e estão retornando para suas casas sem realizar o exame.

No mês de outubro, a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), teve que parar o equipamento por problemas de energia, ficando uma semana sem oferecer os serviços no centro de saúde. Na época, o gerente Regional da Eletrobras Rondônia, Gilson Soares Alvarenga, ao tomar ciência da situação no Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, por meio da Prefeitura, através do engenheiro, que enviou um documento a empresa informando a situação, procurou, pessoalmente a direção da Semusa e do Centro para sanar o problema imediatamente, sendo constatado a oscilação de tensão no local. ?Não quis saber se havia ou não culpados ou se era nós ou outro órgão. Procurei a secretaria de saúde do município e, de maneira pacifica, propus uma solução rápida e emergencial para não deixar as mulheres, que no mês de outubro participaram da campanha de prevenção do 'Mês Rosa', sem o único atendimento do aparelho de mamógrafo na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) da região central do Estado de Rondônia?, ressaltou.
O aparelho do Centro de Saúde da Mulher, único da rede pública, que realiza o procedimento de mamografia, se encontra paralisado. Sendo ele o único que atende na rede pública, através do SUS, os exames foram interrompidos para que uma peça seja trocada ou mesmo o mamógrafo seja substituído.
A diretora da UBS Ceci Cunha, Maria Cristina Siqueira informou que os exames de mamografia não estão sendo realizados, devido a um problema mecânico no mamógrafo. Segundo ela, na última segunda-feira após a equipe realizar alguns exames o aparelho parou de funcionar. ?O técnico responsável pela manutenção constatou que a corrente que dá sustentação a parte móvel do aparelho quebrou. Fiz um relatório e encaminhei para a Philips. Estou aguardando a resposta?, explicou a diretora da UBS Ceci Cunha, ressaltando que assim que receber a resposta informará a população.

EXAMES SÓ EM 2012 - Cristina Siqueira disse ainda que o aparelho voltará a funcionar na segunda quinzena de janeiro de 2012. ?Assim que o problema for resolvido, a nossa equipe vai entrar em contato com todas as mulheres que estão agendadas para realizar os exames. As mulheres podem ficar tranqüilas que não perderam a vaga?, afirmou a diretora Cristina Siqueira.
O mamógrafo da UBS Ceci Cunha foi adquirido através de uma emenda do deputado estadual Euclídes Maciel e a instalação e treinamento da equipe foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A instalação do aparelho foi realizada, no último mês de abril, dentro de todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A UBS Ceci Cunha atende 14 municípios da região, além de Ji-Paraná. O público-alvo são mulheres a partir de 40 anos, com antecedentes de casos de câncer na família ou quando houver alteração ou queixa importante na mama.


Fonte:






Noticia vista 1600 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.