Bloqueteamento: Parceria entre prefeitura e moradores continua
A Prefeitura de Ji-Paraná continua a realizar parcerias com moradores para pavimentar as ruas com o uso de bloquete. Pelo acordo firmado, a prefeitura realiza a terraplenagem do terreno (em alguns casos o aterramento) e os moradores se responsabilizam pelo custo da obra que pode ser restituído por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), 50% do valor investido, segundo o secretário Municipal de Obras, Edson Fidelis.
O secretário afirmou que pelo projeto, mais de seis quilômetros de pavimentação, serão realizados este ano. Para atender a comunidade, a prefeitura disponibiliza de patrulha mecanizada e equipe de engenheiros para a obra. ?Existem seis empresas particulares aptas para executar o serviço. As negociações são realizadas diretamente com os moradores?, destacou o Fidelis.
Por causa do grande número de ruas sem asfalto, a prefeitura está priorizando a pavimentação de avenidas alimentadoras de tráfego, portanto, para as ruas de travessas do Segundo Distrito não existe projeto com recursos exclusivos do município para pavimentação. ?O único caminho viável é por meio da parceria. Isso melhora a qualidade de vida de todos, sem poeira e lama, além de valorizar o imóvel?, indicou o secretário.
Fidelis explica que a principal vantagem da pavimentação com concreto é a durabilidade do material. O concreto dura em média 30 anos, enquanto que o asfalto tem uma vida útil de dez anos. O custo é de até 30% mais barato que o asfalto. Enquanto o asfalto precisa ser recapeado com certa freqüência, o concreto não exige a mesma manutenção.
Outra vantagem econômica do concreto é a redução do gasto com iluminação. Por ser mais clara, a pista de concreto não precisa ser iluminada como o asfalto e ainda oferece mais segurança ao motorista. (F.R)
...