Correio Popular Notícia




Rondônia caminha para se tornar pólo exportador

Data da notícia: 24/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111224b.jpg[/IMG]O estado de Rondônia deu esta semana um importante passo em sua caminhada rumo à industrialização voltada para a exportação. Em audiência realizada na quarta-feira (21), em Brasília, no gabinete do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, com o senador Valdir Raupp e o secretário estadual do Desenvolvimento, Edson Vicente, foi protocolado o projeto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) dentro do estado.
O projeto prevê a construção de um pólo industrial numa área de 150 hectares, a 20 quilômetros do centro da capital, Porto Velho. O secretário Edson Vicente afirmou que a audiência foi ?muito produtiva?. ?O ministro Pimentel reafirmou o compromisso assumido com o estado de Rondônia e se comprometeu em dar todo o apoio necessário para a viabilização do projeto?, esclareceu Vicente.
O próximo passo nesse sentido será a visita do ministro Pimentel a Rondônia, pré-agendada para a primeira quinzena de fevereiro. ?Na ocasião, vamos reunir os empresários e abrir o debate sobre a implantação da ZPE em Rondônia?, afirmou o secretário Edson Vicente.
As ZPEs são áreas de livre comércio de importação e de exportação, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. Para terem acesso aos benefícios fiscais, essas empresas têm de exportar 80% de sua produção. A importação de insumos e bens de capital sem similar nacional para a fabricação do que for exportado também fica isenta de Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins.

PIONEIRISMO - O secretário destacou a visão de futuro do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp que, em 2007, encaminharam Projeto de Lei indicando a necessidade de criação das Zonas de Processamento de Exportações para o Estado de Rondônia, particularmente, uma em Porto Velho e outra em Vilhena.
?Nossos parlamentares já previam as vantagens desse projeto, que prevê a difusão tecnológica, modernização das práticas de gestão e agregação de valor às matérias-primas locais, com aumento das exportações e da geração de empregos?, ressalta o secretário estadual. A aprovação deste projeto empreendedor contribuirá de forma positiva para absorção de parte da mão-de-obra dispensada dos empreendimentos de construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau quando de seu encerramento?, resumiu Edson Vicente. Com informações da Decom Governo.

Fonte:






Noticia vista 1783 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.