Correio Popular Notícia



MELHORIAS NA SAÚDE
Governo e Cimcero querem que Rondônia seja modelo no Brasil

Data da notícia: 28/12/2011
Foto:

(Da Redação) O governador Confúcio Moura esteve reunido na manhã de ontem (27), no gabinete da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com o secretário adjunto de Estado da Saúde (Sesau), Orlando Ramires; com o secretário adjunto da Casa Civil, Edvaldo Soares e com alguns prefeitos que fazem parte do Cimcero (Consorcio Intermunicipal do Centro Leste do Estado de Rondônia), que foi criado com o objetivo de dar um choque de gestão e garantir respostas imediatas ao problema da saúde pública.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111228b.jpg[/IMG]A reunião teve a finalidade de discutir uma cooperação entre o Estado e o consórcio, que atualmente é composto por 17 municípios, para garantir um reforço e mais qualidade no atendimento médico feito no interior. ?O consórcio assumiu uma função que seria do Estado e estamos aqui pedindo uma ajuda para o governo e acreditamos que vamos trabalhar em parceria. A nossa intenção é também cooperar com a capital, através da descentralização dos atendimentos e levar o serviço de alta complexidade para o interior, desafogando assim as unidades de Porto Velho e facilitando para que os pacientes sejam atendidos no próprio município de origem?, disse o gerente geral do Cimcero, João Nunes.
De acordo com Orlando Ramires (Sesau), o Estado vai elaborar um plano de trabalho para verificar a possibilidade de fazer um convênio com o consórcio ou diretamente com os municípios que o compõem, para viabilizar o atendimento de alta complexidade no interior.
O governador Confúcio Moura disse que a saúde é um direito de todos e que Rondônia tem um grande potencial para ser um estado modelo em saúde pública para todo o Brasil. Confúcio citou o estado vizinho, o Acre, que segundo a pesquisa nacional Painel de Satisfação com o SUS, de responsabilidade do Governo Federal, o governo do Acre é o que tem a melhor avaliação em ações públicas na área da saúde.
?Se lá onde o orçamento é menor que o de Rondônia, a saúde está funcionando e ficou conhecida como a melhor do país, nos também podemos ser. Não podemos nos acomodar e dizer que está tudo bem. Não gente, não está tudo bem, está tudo ruim, temos que lutar para mudar essa realidade e melhorar a saúde?, disse Confúcio, que se colocou a disposição dos prefeitos para ajudar cada município. ?Estou às ordens, de coração aberto para discutir caso a caso?.

Fonte:






Noticia vista 1189 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.