Correio Popular Notícia




Governo abre chamada escolar hoje

Data da notícia: 09/01/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120110b.jpg[/IMG] A partir desta hoje (10), até sexta-feira (13) os pais ou responsáveis por alunos da rede pública estadual devem atender a chamada escolar feita pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação) e procurar as escolas pólos, no horário das 8 às 17 horas, para assegurar o acesso ou a permanência dos estudantes nas escolas. Nestas escolas foram montadas estruturas com recenseadores para atender a todos, prestando esclarecimento sobre os procedimentos para garantia da matrícula.
O secretário da Educação, Júlio Olivar, explica que a determinação do governador Confúcio Moura (PMDB) é atender da melhor forma possível todos os pais e estudantes. ?Não serão medidos esforços por parte da Seduc para garantir vaga a todos que pretende estudar. A busca de pais e alunos por vagas nas escolas públicas é muito grande. Apesar do grande número de vagas ociosas tanto em escolas estaduais quanto municipais, muitos pais querem ver os filhos estudando em escolas tradicionais, e para isso aguardam em listas de espera pela desistência de algum aluno remanejado. Por isso é importante todos comparecerem a chamada escolar?, disse.
A gerente de Apoio, Controle e Avaliação (GACA/Seduc), professora Ceiça Pinheiro, reforça que todos interessados devem se dirigir as escolas pólos para o atendimento nas datas indicadas, portando a certidão de nascimento do estudante, um comprovante de residência atualizado, a carteira de identidade do pai ou do responsável, procuração no caso de representante legal, o comprovante de escolaridade para aqueles oriundos da rede municipal ou de outros municípios e ainda o histórico escolar ou declaração que informe a série de estudo.
?A chamada escolar é fundamental, pois é neste momento que os interessados podem apresentar a documentação dos estudantes e será feita a verificação se existe a vaga na série e na escola pretendida, garantindo um controle por parte da Seduc de todos os encaminhamentos e solicitações para que nenhum estudante fique sem vaga na rede de ensino estadual?, disse.
Após ser feita a comprovação da existência da vaga na unidade escolar de preferência ou em outra escola, a Seduc expedirá o encaminhamento para matrícula dos estudantes entre os dias 16 e 18 de janeiro nas secretarias das escolas indicadas.
No caso de não haver vaga na escola pretendida ou ainda na rejeição pelo pai ou responsável, será expedida uma solicitação de vaga e também um comprovante de comparecimento a chamada escolar e, neste caso, o período de atendimento às solicitações de vagas será entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Representação de Ensino de Porto Velho, a rua Júlio de Castilho, 500, centro.
Os pais ou responsáveis legais que não comparecerem nas datas indicadas para efetivar a matrícula perderão o direito a vaga na escola pretendida ou disponível, ficando no aguardo do surgimento de outra possibilidade. ?Estes casos serão analisados e acompanhados pela representação de ensino, que manterá informado o Ministério Público e Conselhos Tutelares sobre todo processo de chamada escolar?, destaca a gerente, Ceiça Pinheiro.

Fonte:






Noticia vista 1745 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.