Médicos recomendam evitar beber álcool duas vezes na semana
A maioria das pessoas tem dificuldade para entender o que significam as doses ou unidades de álcool numa bebida, dizem especialistas britânicos. Especialistas do Comitê de Ciência e Tecnología do Reino Unido afirmam que para evitar danos à saúde as pessoas deveriam evitar beber álcool pelo menos dois dias na semana. Os informes atuais indicam um máximo de unidades ou doses de álcool que podem ser consumidas de forma segura, mas o consumidor nem sempre entende quantas existem numa taça de vinho ou num copo de cerveja. Com a nova recomendação, os médicos acreditam que será mais fácil prevenir problemas relacionados ao consumo de bebidas.
O objetivo da nova orientação é simplificar e reforçar a mensagem de que se deve evitar beber álcool todos os dias, diz o relatório. Os autores acrescentam que o Governo e a indústria deveriam enfatizar os riscos agudos e crônicos do consumo excessivo de álcool. E, segundo deputados britânicos, há muita confusão sobre as recomendações de quanto álcool as pessoas deveriam beber.
Ainda de acordo com o informe, seria benéfico estabelecer um limite menor para as pessoas mais velhas. A unidade de álcool é a medida de volume de álcool puro de uma bebida. Se considera uma unidade um volume de 10 mililitros (8 gramas) de álcool etílico. Em um adulto saudável, o fígado leva cerca de uma hora, em média, para processar uma unidade. Porém as pessoas não sabem muito bem como conferir isso.
Segundo pesquisadores, 90% da população britânica já ouviram falar de unidades de álcool, mas apenas uma em cada três sabe qual é o equivalente a uma dose de vinho. O Comitê insiste que é preciso realizar mais esforços para educar as pessoas sobre o conceito de unidades.
A Organização Mundial de Saúde calcula que o uso nocivo de álcool causa 2,25 millhões de mortes prematuras anualmente no mundo, sendo responsável por 4,5% do índice global de doenças. - As cartilhas de consumo de álcool são uma ferramenta crucial nos esforços para combater o consumo excessivo e problemático de bebidas - diz Andrew Miller, presidente do Comitê. - É vital que sejam atualizadas e que as pessoas saibam como usá-las.
A principal confusão sobre o consumo seguro de álcool parece ser causada pela palavra ?diariamente?, afirma Alan Maryon-Davis, professor de saúde pública do King´s College de Londres. ?É necessário retirar esse conceito. Eu me oponho porque dá a impressão de que é uma boa ideia beber todos os dias; o que é um absurdo. É melhor usar um dia, ou 24 horas?, disse. Com informações da Agência Globo.
...