Correio Popular Notícia




Semusa realizará reunião com os idosos do Pasi

Data da notícia: 13/01/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120114d1.jpg[/IMG] (Da Redação) A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Ji-Paraná, por meio do Pasi (Programa de Atenção a Saúde do Idoso), promoverá no dia 1º de fevereiro, a partir das 8h30, uma reunião com os idosos que participam do programa, no auditório da CRE (Coordenadoria Regional de Educação), antiga REN (Representação de Ensino). ?É muito importante que os idosos participem desta reunião, que visa passar todas as informações sobre a retomada das atividades de hidroterapia?, afirmou o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma, que convida todos os idosos, que são cadastrados no Pasi, para prestigiarem o evento.
De acordo com a diretora do Pasi, Maria Aparecida Ribeiro o Pasi tem cadastrados 200 homens e mulheres acima de 60 anos, que fazem hidroterapia em uma piscina que tem todas as adequações necessárias para atendimento aos idosos. ?Para participar da hidroterapia o idoso precisa passar por avaliação médica com dermatologista, cardiologista, aferição da pressão arterial, além de tomar a vacina contra a gripe?, disse Maria Aparecida.
Abrahim Chamma disse que o Pasi é hoje uma referência no Estado de Rondônia e, segundo informação pela Regional, será usado como modelo para implantação do Programa Saúde do Idoso nos municípios da regional de Ji-Paraná. ?Fortalecimento da musculatura, relaxamento das articulações, melhoramento do equilíbrio são alguns dos benefícios da hidroterapia para as pessoas da Terceira Idade?, informou Abrahim Chamma.
Segundo especialistas, a hidroterapia para idosos visa ?o bem-estar cotidiano e a melhoria de sua qualidade de vida, com exercícios e atividades que proporcionam maior liberdade de movimento, flexibilidade, equilíbrio e manutenção do sistema cardiovascular, além de ampliar os mecanismos de socialização, a autoestima e favorecer o conhecimento de suas reais capacidades e potencialidades?.
A prática de exercícios hidroterápicos pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas, bem como: a melhora da força e resistência muscular; facilitação do trabalho de pacientes com problemas degenerativos nos ossos, articulações e tendões; diminuição da susceptibilidade destes pacientes à dor e novas lesões e a melhora do equilíbrio.
De acordo com especialistas, a hidroterapia também trata de desordens da marcha senil e problemas no aparelho locomotor e aumenta a capacidade de auto-suficiência e bem-estar geral e alivia as ansiedades, insônia e depressão sustentando o vigor sexual. ?A falta de equilíbrio e as quedas são problemas relevantes na faixa geriátrica. A hidroterapia é utilizada para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas?, finalizaram.


Fonte:






Noticia vista 1931 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.