Correio Popular Notícia




Ji-Paraná discute saneamento básico

Data da notícia: 17/01/2012
Foto:

>Os moradores querem uma prestação de serviço adequado de qualidade

(Da Redação) Autoridades e a população ji-paranaense se reuniram na noite da última sexta-feira (13), para participarem do 3º encontro público sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. A reunião, que teve inicia às 18 horas, aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e, foi organizada pela administração. A empresa contratada pela prefeitura, Fundamento MCP Consultoria, por meio de Márcio Chaves Pires, apresentou a situação atual da cidade referente à distribuição de água.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120117d.jpg[/IMG] O planejamento do saneamento básico é de responsabilidade do município, sendo dependente e correlacionado com os prestadores e reguladores do serviço e movidos por um serviço adequado de qualidade e pelo equilíbrio eco financeiro. A lei já nº. 11.445/2007 está em vigor no Brasil, com o prazo para os municípios apresentarem seu planejamento da política de saneamento básico até 2013.
No diagnóstico da situação atual da distribuição de água em Ji-Paraná, alguns problemas foram encontrados, como a má instalação de tubulações e hidrômetros e redes superficiais de abastecimentos fluviais. Estes devem ser reparados para o sucesso da execução do planejamento.
"Não temos parâmetros definidos para controlar a qualidade do serviço. Construindo o plano, a qualidade dos serviços serão melhor verificadas", explica o Secretário Municipal de Governo, Marcelo Oliveira.
"Nossa participação é acompanhar esse processo em todos os setores. Nós buscamos estar presentes no contrato do programa. O contrato da Prefeitura com a Caerd será desenvolvido em comum acordo, e nós deveremos cumprir a nossa parte", falou Carlos Pileng, gerente da Caerd, empresa em questão contratada para a distribuição de água, se referindo aos problemas atuais deparados em Ji-Paraná.
A lei prevê a universalização do acesso ao saneamento básico. Porém, no Brasil, 22% das crianças morrem antes de completarem 6 anos de idade devido a males provocados por regiões sem água tratada. Além de que, 65% das internações de crianças com até 10 anos de idade são devido a ingestão de água não tratada. "Um município com planejamento de saneamento básico tem melhorias significativas principalmente na saúde. E, melhorando a saúde, o aspecto social também é amparado", explica o palestrante Márcio Chaves Pires.
Apenas a metade da população nacional tem acesso à rede coletora de esgoto, e dessa metade, apenas um terço tem acesso ao tratamento de esgoto. Assim, o planejamento e a execução também desenvolve um município economicamente, atraindo a instalação de empresas e fábricas.
"Acredito que essa discussão de hoje é de muita importância, pois houve uma certa demora para definir uma solução dos problemas de saneamento básico em Ji-Paraná", expressa Nilton, presidente da Câmara Municipal.

[B]ENCERRAMENTO[/B] - A reunião foi encerrada com a palavra do Secretário Municipal de Governo, Marcelo Oliveira, agradecendo a presença das autoridades e principalmente da sociedade civil organizada. É importante lembrar que a implantação do saneamento básico, necessariamente, deve ir a debate público, juntamente com o estudo do planejamento, sendo este revisado a cada quatro anos. Após o encerramento, iniciou-se o debate entre os participantes.

Fonte:






Noticia vista 1184 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.