Correio Popular Notícia




Prefeitura realiza tapa buracos e limpeza em igarapés

Data da notícia: 21/01/2012
Foto:

>A frente de obras também realiza limpeza das bocas de bueiros e dos igarapés

(Josias Brito) A prefeitura de Ji-Paraná por meio da Semosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), continua trabalhando na manutenção das vias públicas em diversos pontos do perímetro urbano da cidade. A manutenção de vias e espaços públicos é trabalho essencial para melhoria da qualidade de vida do morador, principalmente em áreas mais afastadas da cidade. Pensando nisso, a Prefeitura mostra empenho no setor.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120121d.jpg[/IMG] Os funcionários da Prefeitura de Ji-Paraná estão realizando, desde o final do ano passado a Operação Tapa Buracos no Primeiro e Segundo Distrito da cidade. Os trabalhos estão concentrados nas ruas e avenidas de maior movimento. ?Com o início das chuvas temos que preservar a malha viária?, disse o Diretor Geral da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Crispim Bispo dos Reis. Os serviços já foram concluídos em algumas avenidas, mas a constante chuva e o tráfego constante de veículos nos locais tem provocado novos buracos nas ruas e avenidas do município.
Conforme o diretor de obras, por determinação do prefeito José de Abreu Bianco (DEM), foi elaborado um cronograma de trabalho, inicialmente no período de inverno e com mais abrangência no verão no qual os trabalhos são focados na manutenção das vias públicas, logradouros e outros setores.
Uma frente de trabalho que o prefeito fez questão de priorizar foi à limpeza dos igarapés e o canal que corta o perímetro urbano da cidade. O resultado desta ação esta sendo o baixo índice de pessoas acometidas com dengue no município segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o que é um fator positivo, já que em anos anteriores os índices foram altos.
O Secretário Municipal de Obras, Assis Canuto, informou que os serviços de limpeza foram intensificados, principalmente na desobstrução de bueiros. ?Temos preparado a cidade para o período chuvoso e bueiro entupido significa alagamento em pontos estratégicos? adiantou Canuto. O Secretário alerta a população para o lixo que muitas vezes é jogado em locais indevidos, próximo a bueiros e córregos provocando assim os alagamentos. Um exemplo destes absurdos acontece no Córrego 2 de abril, próximo a BR no Primeiro Distrito. Mesmo revitalizado, calçado e com iluminação e pista de caminhada, populares vêem depositando lixo às margens do córrego. ?A comunidade deve denunciar estas ações para as autoridades, jogar lixo em lugares impróprios prejudica a todos nós?, alerta Assis Canuto.
Recentemente foram concluídos os trabalhos de limpeza na Vila Jotão e Avenida Aracaju. Os servidores do município estão trabalhando no alto do Nova Brasília. ?O maior benefício da limpeza é para nossa saúde e saúde é prioridade na vida de qualquer pessoa, por isso fico indignada quando vejo indivíduos jogarem lixo na via pública. Será que não percebem que isso voltará contra eles próprios??, indagou o secretário.
A doméstica Márcia dos Santos Silva, moradora do bairro Nova Brasília, elogiou a ação da Prefeitura. Ela destacou a importância das vias recapeadas. ?É necessário acabar com os buracos nas ruas porque previne acidentes, além de poupar os veículos de danos?, afirmou. Márcia dos Santos ainda enalteceu a iniciativa da Semosp na realização da limpeza das bocas dos bueiros e também dos igarapés. ?Isso prova que a secretaria de obras esta preocupada em ajudar a população, que muito tem sofrido com os alagamentos no inicio da avenida Brasil?, destacou.

[B]IGARAPÉ PINTADO [/B]- Os servidores da Prefeitura Municipal iniciaram ontem (20), a desobstrução do Igarapé Pintado, localizado no Segundo Distrito de Ji-Paraná. O igarapé nasce nas imediações da T-13 e deságua no Rio Machado, no Bairro Duque de Caxias. Maquinários da Secretaria Municipal de Obras e caminhões recolheram os entulhos no leito e no igarapé, desobstruindo a passagem da água.
O município de Ji-Paraná possui dois rios principais, várias nascentes que formam um cenário lindo, porém problemático. Aliam-se a estas características um solo arenoso e terreno encharcado que facilitam a erosão. E somado a tudo isso, existe a falta de informação da população que constrói em áreas não edificáveis, ocasionando alagamento e problemas para a administração municipal e para a própria comunidade. O alerta vem do Secretário Municipal de Obras, Assis Canuto, que lembra a lei de preservação de áreas próximas a igarapés e rios. Pela lei federal devem ser respeitados 15 metros dos leitos de córregos e igarapés e 60 metros dos rios, para só depois iniciar as construções. Além do Igarapé Pintado, que passa pelos bairros São Francisco e Duque de Caxias, existem outros mananciais e córregos que podem gerar problemas nos bairros Val Paraíso, Primavera, São Francisco, Presidencial II, Novo Ji-Paraná, Novo Urupá, Geraldo Alvin, Riachuelo, São Cristovão, Parque dos Pioneiros e Jorge Teixeira.

Fonte:






Noticia vista 1293 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.