NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PORTO VELHO I
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, mudou as regras para a vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil. De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da secretaria municipal de Saúde de Porto Velho, Luzanira da Costa, as primeiras doses da vacina serão injetáveis e deverão ser aplicadas em crianças de dois e quatro meses de nascida. Luzanira explica que as mudanças serão colocadas em prática somente a partir do segundo semestre de 2012. O objetivo do governo é diminuir os riscos adversos que poderão ser provocados pela ?gotinha?. ?Como a vacina injetável é inativada, esses riscos são zero?, afirmou. Outro ponto importante é que o governo pretende diminuir ainda mais o risco das crianças contraírem a paralisia, e acrescentou que riscos adversos são reações que a dose oral pode causar, a exemplo da perda de movimentos por um certo período.
PORTO VELHO II
Conforme o calendário de imunização, no dia 16 de junho será realizada a 1ª etapa da campanha contra a paralisia infantil em todo o território nacional. Nessa data, todas as crianças menores de cinco anos ainda receberão a ?gotinha?. Em agosto, quando houver o chamamento para atualização do cartão de multivacinas, a dose para crianças de dois e quatro meses já será injetável. A terceira dose, com seis meses de vida e a de reforço, com um ano e três meses, voltará a ser pelo método tradicional (gotinha). Para as demais crianças não haverá alteração.Outra novidade, segundo Luzanera, é que a partir do segundo semestre será disponibilizada pela rede pública a vacina pentavalente, também injetável. Com uma única dose, as crianças serão imunizadas contra tétano, difteria, coqueluche, meningite e hepatite tipo B.
PROUNI
A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou ontem (23), de cerimônia alusiva à concessão de 1 milhão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A solenidade acontece às 15 horas no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O ProUni já concedeu 8.352 bolsas de estudos a Rondônia. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ProUni foi criado, em 2004, para conceder bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes interessados em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Para receber as bolsas integrais, os candidatos não podem ter diploma de curso superior e devem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, entre outros requisitos. Já para as bolsas parciais, uma das condições é que o candidato tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
PROERD I
Tem início ontem (23), no Salão Paroquial da Comunidade São João Batista, em Jaru, o curso com a primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) direcionado exclusivamente aos pais. O Proerd para Pais visa atender o público adulto e tem o mesmo objetivo do para alunos, que é levar informações visando prevenir o uso de drogas, ilícitas ou não, e a violência. O Proerd para Pais é ministrado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
PROERD II
O Proerd é uma ação desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a comunidade e tem ainda como objetivo a valorização da vida, o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e mais segura. Já o Proerd para Pais objetiva levar informações sobre o uso de drogas e proporcionar aos participantes, sabedoria para orientar os filhos, criando um ambiente positivo, que beneficie a boa saúde e o bem estar, orientando os pais de como monitorar o comportamento dos filhos para uma vida saudável, longe das drogas.
...