Rondônia recebe aeronave de controle contra aftosa
Em contrapartida ao governo do estado que em parceria com os produtores rurais vem realizando excelente trabalho no controle animal em todo o estado e, principalmente na área fronteiriça, o governo federal através do Ministério da Agricultura, disponibilizou uma aeronave para a fiscalização e o controle animal e vegetal na fronteira do Brasil com a Bolívia, na região do rio Guaporé. Rondônia é o primeiro estado a receber esse tipo de aeronave que será destinada para uso exclusivo do Idaron em todo o estado.
Segundo Márcio Alex Petro, Gerente de Inspeção e Defesa Sanitária e Animal do Idaron, o avião que ainda está em fase experimental chegou a Rondônia há 40 dias, já fez um primeiro vôo para Pimenteiras e vai percorrer uma área de 1.444 quilômetros da fronteira fiscalizando apenas o tráfico de animais e vegetais na região.
De acordo com Márcio, a aeronave será de fundamental importância para facilitar a fiscalização do órgão, que antes era feito por meio de barco e não tinha como fazer 100% da cobertura. Disse ainda que a equipe do Idaron vai montar campana no município de Costa Marques para qualquer eventual emergência, e as fiscalizações serão feitas periodicamente conforme a necessidade da região. ?Assim que identificado qualquer irregularidade, imediatamente a base terrestre será comunicada para resolver o problema?, esclareceu o gerente.
Para maior segurança da equipe, o avião foi adesivado, fotografado e enviado para a embaixada do governo boliviano em Brasília para que não haja risco de interceptação e abate por parte da Força Aérea Boliviana, além de servir de alerta para eventuais criadores que pretendam burlar a fiscalização.
...