NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PORTO VELHO I
Dentro do programa de qualificação profissional que atende famílias transferidas de áreas de riscos para habitações doadas pela prefeitura de Porto Velho, mais uma turma será formada esta semana. Nesta quarta feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), alunos do curso de mecânica de motocicletas 150 cilindradas receberão seus certificados. Eles estão aptos a seguirem carreira de sucesso no mercado de trabalho. O curso faz parte do Projeto Veredas I, II e III, mas foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
PORTO VELHO II
De acordo com a técnica social da Semur, Daiane Joice Peixoto, 15 pessoas foram convidadas, mas somente cinco concluíram o curso, sendo quatro homens e uma mulher. Em outra ocasião, mulheres se capacitaram no curso de manicuro e pedicuro. ?Esse projeto tem como objetivo a geração de trabalho e renda, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos beneficiários?, comentou. A Prefeitura, através dos técnicos da Semur, em cumprimento das metas do Projeto Veredas, também desenvolve ações voltadas para a participação comunitária, educação sanitária e ambiental, sempre contando com participação efetiva e consciente da população beneficiária, num total de 100 famílias. O trabalho é voltado para melhoria das condições higiênicas, saúde, adequada manutenção e preservação dos domicílios construídos, proporcionando mais saúde e bem-estar aos moradores.
VILHENA
O Ministério Público de Rondônia teve atendido pedido liminar que obriga a empresa aérea Trip a instalar, no prazo de 10 dias, um local para atendimento aos consumidores de seus serviços no município de Vilhena, com funcionários capacitados para prestarem informações sobre horários de voos realizados no Aeroporto Municipal Brigadeiro Camarão, além de oferecer um terminal telefônico para atendimento exclusivo aos clientes da companhia. No mesmo prazo, a Trip deverá informar pelos meios de comunicação, o local em que estabelecerá sua sede em Vilhena, horário de atendimento e o número de telefone do posto para atendimento ao público, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento das medidas determinadas.
CACOAL I ? Com Foto
A Secretaria Regional do Governo em Cacoal, o DER, a Sedam e demais secretarias trabalharam muito para amenizar os efeitos da enchente, em função das fortes chuvas na região de Cacoal. As chamadas para o telefone 193, da Defesa Civil, aconteceram em grande número durante todo o dia. Equipes da Sedam, com barcos e viaturas, monitoraram diversas ruas que foram completamente tomadas pela enchente do Rio Pirarara e retiraram muitas pessoas das áreas de risco. Caminhões do DER e da Prefeitura transportaram famílias inteiras. Equipes também ajudaram a retirar móveis e outros objetos das casas.
CACOAL II
A chuva incessante desde as primeiras horas da madrugada de segunda-feira trouxe caos ao trânsito da cidade, que ficou praticamente dividida em duas. Em alguns períodos do dia, a travessia de veículos só podia ser feita com segurança sobre o leito da BR-364, que ficou totalmente congestionado. As cheias também despertaram a atenção de muitos curiosos, que se revezaram nos principais pontos de alagamento, como a rua dos Marinheiros, que teve dezenas de casas invadidas pelas águas. Todas as pontes que atravessam o Pirarara foram interditadas ao longo do dia. No final da tarde, mesmo com a chuva dando uma trégua, ruas e casas permaneciam inundadas em vários pontos da cidade.
...