Começa a ser implantada a primeira fase do Plano FutuRO
Começou na segunda-feira (23), nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, o projeto Porta-a-Porta, da primeira fase do Plano FutuRO, com a ação de busca ativa para cadastrar famílias e traçar um diagnóstico individual e coletivo da cada comunidade, com o objetivo de incluí-las nos projetos do Plano.
Aproximadamente 200 agentes estão nas ruas, fazendo o cadastramento de toda população até o próximo mês de março. Todos estão identificados com camisetas, bonés e crachás do FutuRO. A equipe técnica do Plano está na região desde o dia 11 de janeiro mapeando Guajará e Nova Mamoré, apresentando as propostas e eixos de atuação do FutuRO e treinando os agentes. A partir da capacitação, os agentes irão até as comunidades urbanas e rurais. Os trabalhos estão sendo planejados em parceria com representantes das prefeituras dos dois municípios.
A equipe é composta também por técnicos das secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Idaron, Fundação Nacional dos Índios (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
O governador Confúcio Moura assinou na última semana em Guajará-Mirim, um acordo de cooperação com os prefeitos de Guajará e Nova Mamoré. De acordo com o prefeito José Brasileiro, de Nova Mamoré, a iniciativa do governo de Rondônia é importante. ?O governo está olhando de uma forma especial para nossa região. Nunca fomos tratados com tanto respeito. Abraçamos a causa e vamos contribuir com os trabalhos do FutuRO?, salientou Brasileiro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 300 mil pessoas formam o cenário de pobreza e extrema pobreza em Rondônia. Na região de Guajará e Nova Mamoré estão concentradas aproximadamente 19 mil pessoas em estado de vulnerabilidade social.
...