Semas convoca famílias com benefícios bloqueados
Quem recebe algum benefício do Governo Federal, deve ficar atento ao prazo de atualização cadastral do CadÚnico, que será realizado até o dia 29 de fevereiro na Secretária de Assistência Social de Ji-Paraná (Semas) para os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão com o beneficio bloqueado.
O atendimento está acontecendo das 8h as 14 na sede da Semas, uma forma de agilizar o procedimento de atualização, atendendo um número maior de pessoas. Em Ji-Paraná aproximadamente 3.000 famílias devem fazer a atualização cadastral, mas a preocupação da Semas são as 600 famílias que estão com o benefício bloqueado.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, a atualização de dados é uma responsabilidade da pessoa cadastrada e deve ser feita sempre que houver qualquer alteração nos dados cadastrais ou, pelo menos, a cada dois anos, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento Social.
CADASTRO ÚNICO - O Cadastro Único é um instrumento que possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias, e que é utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Para atualizar os dados é necessário apresentar os documentos pessoais, Carteira de Trabalho, RG, CPF, Título de Eleitor, holerite (para quem tem comprovação de renda), e comprovante de residência. Já os menores de 18 anos devem apresentar certidão de nascimento ou qualquer outro documento de identidade.
De acordo com Sônia Reigota, as demais famílias que não estão com os benefícios bloqueados, serão chamadas somente no mês de março depois de uma reunião que vai acontecer no dia 16 de fevereiro às 16 horas na sede da secretaria com os presidentes de bairros da cidade, para organizar a agenda de atendimentos para cada bairro como aconteceu no ano passado. ?Uma forma de não causar tumulto na secretaria e agilizar os atendimentos as famílias?, disse Sônia.
...