Correio Popular Notícia




Machadinho se prepara para receber usinas hidrelétricas

Data da notícia: 31/01/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120201a.jpg[/IMG] O município de Machadinho D?Oeste possui uma população de pouco mais de 30 mil habitantes. Sua emancipação política aconteceu no dia 11 de maio de 1988. Até meados da década de 1990 houve um intenso fluxo migratório. Dois fatores econômicos impulsionaram sua economia: a lavoura cafeeira, que perdurou até o início do ano 2000, e a extração da madeira.
Machadinho, que se transforma a cada dia, vive a expectativa do início da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara. O empreendimento energético, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dependia da alteração na área do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, criado em 2006. O problema foi resolvido no mês de agosto de 2011, quando a presidente Dilma publicou uma Medida Provisória no Diário Oficial da União (DOU) alterando os limites de três parques Nacionais na Amazônia.
O projeto prevê que a Usina produza 350 megawatts (MW) de potência instalada e capacidade para gerar 192 MW de energia elétrica firme; sistema com operação a fio d?água e nível de operação a 80 metros com três turbinas e um reservatório de 128,8 km².
A inclusão da Hidrelétrica de Tabajara no PAC teve forte apoio do senador Valdir Raupp, que articulou audiência no Ministério de Minas e Energias entre o ministro e o Prefeito municipal, Marinho da Caerd. A Prefeitura de Machadinho D?Oeste tem acompanhado todos esses passos, uma vez que, acredita que esta obra é de suma importância para a economia regional e para o Brasil, criando, inclusive, grupo de trabalho para apresentar, mensalmente, relatórios sobre este assunto e já prevendo a compensação financeira/ambiental em favor da população.
?Anexamos também especificações técnicas (preliminares/ES estudos) apresentados na Audiência Pública, como também acreditamos ser possível novas audiências em razão dos fatos novos (licenciamento ambiental IBAMA)?, comenta o Prefeito Marinho da Caerd. Informações extra-oficiais dão conta de que o processo licitatório acontecerá até meados de 2012. Já o início das obras acontecerá nos primórdios de 2013.
Começa, então, a retomada do fluxo migratório. Novas construções e novos empreendimentos estão se instalando em Machadinho D?Oeste. Ansiosa por desenvolvimento e geração de milhares de empregos, a população sonha com a instalação de indústrias que dependem de energia elétrica firme para o seu funcionamento. Com informações da AROM.

Fonte:






Noticia vista 11355 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.