Correio Popular Notícia




Semusa orienta sobre saúde do homem e DST/Aids

Data da notícia: 13/02/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120214d1.jpg[/IMG] (Da Redação) Visando orientar a comunidade sobre os perigos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/HIV/Aids), divulgar a Campanha do Carnaval 2012 e a Campanha Programa Nacional Saúde do Homem no Trânsito, equipes da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realizaram na manhã de ontem (13) um pit-stop, com distribuições de panfletos educativos e preservativos, na frente do supermercado Irmãos Gonçalves, em Ji-Paraná. A ação é realizada em parceria com o Detran, EMTU e Polícia Militar.
A equipe do DAB (Departamento de Atenção Básica), por meio da Divisão dos Programas Estratégicos da Saúde, informou que serão realizados, junto com a equipe do Sae, pit-stop, a partir das 8h, na próxima quarta-feira (15) na avenida Brasil (T1); e na sexta-feira (17), no mesmo horário, na avenida Marechal Rondon, próximo ao posto Açaí. ?Esta campanha tem como finalidade conscientizar a população masculina sobre a importância de sua saúde no trânsito, podendo assim diminuir o alto índice de acidentes?, disse o secretário de Saúde, médico Abrahim Chamma.
Segundo a equipe, as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem buscam romper os obstáculos que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos. ?A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, é que pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural?, afirmou a equipe.

CARNAVAL - A coordenadora do Sae, Tamiris Novais disse que estas ações estão sendo realizadas para divulgar, também, a campanha de Carnaval 2012, que tem como tema ?Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua?. O Carnaval é no dia 21 deste mês. ?A meta é informar a população sobre as DSTs/Aids, orientar sobre a importância do uso do preservativo para a prevenção destas doenças, sensibilizar sobre a necessidade da realização do teste, entre outras coisas?, comentou Tamiris Novais, ressaltando que a equipe distribuirá preservativos para os organizadores das festas carnavalescas, que vão entregar para os foliões nas entradas dos eventos.
A equipe do Sae esta distribuindo preservativos nos pit-stop. ?Foram anexadas faixas da campanha nos principais pontos da cidade. Os profissionais de saúde receberam camisetas com o tema e durante todo este mês estamos realizando testes rápidos para detecção de infecção pelo HIV de forma a atender a demanda espontânea e principalmente 15 dias após o Carnaval?, disse a coordenadora.

PRESERVATIVO - Segundo o Ministério da Saúde, a camisinha é o método contraceptivo mais eficiente e, além de prevenir contra a gravidez, protege ainda o usuário das DSTs. A primeira coisa que o usuário deve fazer ao pegar um preservativo é checar o prazo de validade. Além disso, nunca se deve utilizar vaselina ou outro tipo de óleo para lubrificação, já que vários preservativos já são vendidos com substâncias especiais para este fim. Com informações da Semusa.

Fonte:






Noticia vista 11180 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.