Mais de 6 mil famílias em Rondônia podem perder benefício
(Da Redação) A SEAS (Secretaria de Estado de Assistência Social) está fazendo um alerta sobre o prazo para atualização cadastral do programa Bolsa Família (CadÚnico). O processo de atualização em Rondônia teve inicio em janeiro de 2011, com a convocação de 14.872 famílias, e encerrou o ano com 6.794 famílias ainda pendentes de atualização.
Em janeiro de 2012 o governo federal realizou o bloqueio dos beneficiários das famílias do Bolsa Família, que não efetuaram a atualização cadastral até 31 de dezembro de 2011. Essas famílias têm agora o prazo até 29 de fevereiro para atualizar os cadastros. Após essa data os benefícios serão cancelados.
O Cadastro Único para programas sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar e das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.
Todas as famílias cadastradas no CadÚnico devem manter o cadastro atualizado que tem validade de dois anos a partir da data de atualização. Com o cadastro atualizado, as famílias podem ter acesso a iniciativas que utilizam o Cadastro Único como instrumento de identificação de beneficiários, tais como: carteira do idoso; isenção da taxa de inscrição em concursos públicos; projovem adolescente; programas cisternas; programa Minha Casa Minha Vida; tarifa social de energia elétrica; Beneficio de Prestação Continuada; Bolsa Verde; programa de fomento às atividades produtivas rurais; passe livre e aposentadoria para donos de casa. Agora também, poderão ser inseridos nos projetos e programas do Plano FutuRO do governo do Estado de Rondônia.
...