STF proÃbe Universidades Públicas de cobrarem taxa de matrÃcula
O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a cobrança da taxa de matrÃcula pelas universidades públicas do paÃs na última quarta-feira (13). A decisão foi tomada durante o julgamento de um recurso extraordinário protocolado pela Universidade Federal de Goiás contra sete candidatos aprovados no vestibular daquela instituição.
Logo após a decisão ser tomada por maioria, o ministro relator da matéria, Ricardo Lewandowski, propôs a votação de uma súmula vinculante que estendesse para todas as universidades públicas brasileiras à medida que proÃbe a cobrança de matrÃcula. Os ministros aprovaram a súmula, em tempo recorde, no inÃcio desta noite.
O entendimento do Supremo determina que a medida seja válida para todas as matrÃculas a serem realizadas a partir de agora. Os autores dos doze processos analisados pelo STF vão receber o dinheiro de volta das universidades, mas a decisão não vale automaticamente para outros estudantes. De acordo com o Supremo, quem se sentiu prejudicado com a cobrança antes da súmula poderá entrar na Justiça para tentar reaver o dinheiro.
...