Aeroportos esperam 3 milhões de passageiros no feriadão
A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou na quarta-feira (15) as medidas para preparar os aeroportos para o período do Carnaval. Desde ontem (17), os principais terminais do país possuem reforço de pessoal nas áreas de gestão, além de ações de apoio ao usuário.
Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), a previsão é que três milhões de passageiros embarquem e desembarquem nos aeroportos do país ? aumento de 13,2% em relação ao Carnaval do ano passado.
As medidas de apoio ao usuário e o reforço no pessoal serão aplicadas durante o final de semana nos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-Carnaval, entre 21 e 27 de fevereiro, as ações serão colocadas em prática nos terminais do Galeão, Santos Dumont, Salvador, Porto Seguro (BA), Recife e Fortaleza.
A Infraero vai reforçar o efetivo atuante nas áreas operacionais e de segurança por meio de remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes.
A Receita Federal vai intensificar a atuação nos aeroportos, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal (PF) aumentará, em média, 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro, segundo informou a Conaero.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) intensificará a atuação nos principais aeroportos brasileiros, com reforço na fiscalização e nos serviços de informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. O foco da fiscalização será o cumprimento da Resolução nº. 141/2010 pelas empresas, na qual constam os principais direitos dos passageiros. Como em outros períodos de alta temporada, a Anac orienta às companhias a não praticarem overbooking, a reservar aeronaves extras e a adotar outras medidas com objetivo de manter a regularidade das operações. Com informações da Infraero.
...