NOTAS DOS MUNICÍPIOS
CACOAL
Nos dias 15 e 16 de fevereiro o assessor para assuntos indígenas, Júlio Suruí e o engenheiro da secretaria de Planejamento, Wilson Viegas Araújo Filho, visitou as linhas 09, 10 e 11 que dão acesso as aldeias, a fim de vistoriar e fazer o levantamento de qual a situação das pontes e estradas, para assim que cessarem as chuvas darem inicio a recuperação das mesmas. Segundo Júlio essa recuperação de estradas e pontes será uma parceria entre prefeitura e FUNAI, ?o prefeito está tendo essa preocupação com o povo indígena, esse trabalho de vistoria nunca foi feito por administrações anteriores, porque para um prefeito deslocar um engenheiro para área rural, nesse período chuvoso, é porque realmente se importa com a situação do povo indígena?, disse satisfeito o assessor.
PORTO VELHO I
A Prefeitura de Porto Velho está finalizando a limpeza e o alargamento do Canal Santa Bárbara, que passa pela região central da cidade. O trabalho teve início no último dia seis de fevereiro e é realizado pela Semusb (Secretaria Municipal de Serviços Básicos). De acordo com o adjunto da pasta, Emanuel Nery, em uma semana as ações deverão ser concluídas até a Avenida Rogério Weber, restando somente a parte da região do Cai N?água. Emanuel Nery explicou que a limpeza está sendo feita desde a nascente do canal, no bairro Santa Bárbara, onde há muitos anos funcionou uma estação de captação e tratamento de água da Caerd. Ele disse que nesses dez dias de trabalho, quase um quilômetro de extensão do igarapé foi limpo. ?Agora vamos fazer uma avaliação do nível da água na parte que está faltando para saber se há condição de entrarmos com a máquina para fazer os serviços?, observou.
PORTO VELHO II
O secretário lamentou as ocupações irregulares às margens do canal, principalmente no trecho entre as Ruas José de Alencar e Prudente de Morais. ?Os barracos construídos no local impedem que a máquina entre para fazer a limpeza?, frisou. Além disso, os moradores se aproveitam da situação para jogar todo tipo de lixo e entulho no igarapé, fato que prejudica o escoamento da água e acaba por provocar alagamentos. Em média, conforme Emanuel Nery são retirados 20 caminhões caçambas de lixo por dia, o que significa 240 metros cúbicos de sujeitas e entulhos. O lixo retirado vai desde sacolas e garrafas plásticas a carcaças de móveis e eletrodomésticos, colchões, chapas de ferro, isopor, peças de carros e motos, dentre outros. ?Pedimos mais uma vez que as pessoas tenham consciência e não joguem lixo nas ruas ou nos canais. Pedimos também que a população denuncie os infratores através do telefone 0800-647-1390?, solicitou.
OURO PRETO
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, presidente do Tribunal de Justiça do estado de Rondônia, visitou Ouro Preto do Oeste na tarde da última quinta-feira (16). Na agenda, primeiro o compromisso com os serventuários da justiça local para anunciar a proposta de construção em dois anos da sede do Poder Judiciário no município. Em seguida, o presidente do TJ-RO acompanhado de sua comitiva e o juiz da comarca Glauco Antônio Alves, fez uma visita o gabinete do prefeito Alex Testoni (PSD) para tratar de possíveis parcerias com o Executivo municipal para a construção de um prédio novo para abrigar o Fórum. A vice-prefeita Joselita Araújo, vereadora Rosaria Helena e assessores da prefeitura participaram da reunião.
...