Fiero: Rondônia tem projeto aprovado no 8º BITEC
A estudante de administração Raquel Rodrigues Nunes da Costa teve seu projeto aprovado no Programa de Iniciação CientÃfica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC). Trata-se de uma iniciativa de cooperação entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.
Durante um semestre, a acadêmica receberá R$ 300 mensais para desenvolvimento de seu projeto, o ?Cell Brace?, um suporte para carregar celular. De acordo com Raquel a intenção é fornecer aos usuários de telefonia móvel praticidade e segurança, partindo do pressuposto que as pessoas não têm como conservar seus aparelhos celulares durante o carregamento da bateria. ?Estamos lançando um produto com a finalidade de evitar que ao ser carregado o celular fique no chão, com isso impedimos o desgaste e melhoramos a conservação do aparelho?, informou Raquel da Costa.
O BITEC contemplou 600 estudantes em projetos neste ano e para 2009. O programa também visa fomentar a interação entre as instituições de ensino superior e as micro e pequenas empresas por meio do incentivo ao desenvolvimento e à transferência de conhecimento, aplicado às atividades de inovação, empreendedorismo, tecnologia e gestão.
Entre os benefÃcios do programa está a vivência profissional dos estudantes sob orientação dos seus professores, o estreitamento com o setor produtivo e o acadêmico, contribuindo para a resolução de questões de interesse das micro e pequenas empresas, além do reconhecimento e divulgação as melhores práticas dos projetos e de seus participantes.
...