Correio Popular Notícia




Comdec prevê que mil serão desabrigados pela enchente

Data da notícia: 22/02/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120223d.jpg[/IMG] >O Rio Machado atingiu seu maior nível, com 10,62 metros e já inunda bairros em Ji-Paraná

(Josias Brito) O Rio Machado atingiu nesta semana, nível de 10,65 metros em uma estação telemétrica operada pela ANA (Agência Nacional de Águas) em Ji-Paraná, no centro de Rondônia.
Segundo relatório do Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil), no município, é provável que a enchente dos Rios Machado e Urupá deixem cerca de 250 famílias, ou mil pessoas, fora de casa este ano, uma vez que a previsão é de que as águas alcancem os 13 metros acima do nível normal. O presidente do Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil), no município e comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, tenente Luiz Eduardo disse que pelo menos cinco bairros da cidade foram alagados durante esta semana, onde casas, ruas e até estabelecimentos comerciais ficaram completamente alagados.
Conforme informações da ANA, a água já alcançou o parque Concha Acústica de Ji-Paraná, onde também está localizado o quartel do Corpo de Bombeiros local e ameaça a ultrapassar a rodovia federal BR-364 na região da Vila Jotão. Este é o maior nível do rio Machado em Ji-Paraná desde fevereiro de 2010, quando na ocasião, a régua marcou 11,46 metros entre as 12 e 14 horas do dia 16 de fevereiro, sendo esta poderá ser a segunda maior enchente já registrada em Ji-Paraná, desde a grande cheia de 1986, quando o nível do rio chegou a 13 metros.
A respeito dessa previsão, em declaração a equipe de reportagem do CP, tenente Luiz Eduardo, coordenador da Defesa Civil Municipal, afirmou que dessas 250 famílias, menos da metade são de responsabilidade do município e seriam alojadas nos abrigos disponibilizados pela prefeitura, como por exemplo, o Ginásio Gerivaldão ou Adão Lamota. ?A maioria das famílias atingidas pela cheia do Rio Machado já tem convicção da situação e saem por contra própria de suas propriedades para casas de amigos ou parentes?, informou o coordenador do Comdec.
Conforme Luiz Eduardo, todavia, em março a cota do rio deve se elevar até os 12 metros e poderá até ultrapassar 13 metros, devendo baixar apenas em maio. ?Essa previsão é baseada no volume de chuvas que deve cair na região em que estão os afluentes, onde fica a cabeceira do rio Machado?, explicou.

FAMÍLIAS - O número de famílias atingidas pela cheia dos rios Machado e Urupá pode ter variações. Ouvido pelo CP ontem (22), o tenente Luiz Eduardo, coordenador da Defesa Civil Municipal, disse que a informação é apenas uma previsão e, como o próprio nome já diz, pode ser que não eleve o nível dos rios e também não ocorra novos alagamentos no município.
Ontem, pela manhã, o nível das águas chegava a 10,62 metros acima do normal, mas, ao final da tarde, havia abaixado três centímetros, com a régua fluviométrica registrando 10,59 metros. ?Graças a Deus, não tivemos nenhuma alteração até agora, está tudo sob controle e o nível do rio vem baixando a cada dia?, finalizou.

Fonte:






Noticia vista 1940 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.