NOTAS DOS MUNICÍPIOS
PREFEITOS CONVOCADOS
A SUEST (Superintendência Estadual da Funasa de Rondônia) está convocando prefeitos e técnicos dos municípios rondonienses selecionados com convênios para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, referente aos anos 2007, 2009 e 2010, a apresentar projetos técnicos, visando à liberação de recursos, para uma reunião no próximo dia 23, às 15 horas, no auditório da instituição, em Porto Velho. O encontro tem como objetivos principais, dar celeridade a análise dos projetos e regularizar pendências técnicas ? administrativas, dos convênios firmados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Caso as pendências não forem solucionadas no prazo estabelecido o convênio poderá ser cancelado Os municípios convidados para a reunião são os seguintes: Alto Paraíso, Nova Mamoré, Seringueiras, Cerejeiras, Alta Floresta, Espigão D?Oeste, Costas Marques, Corumbiara, São Miguel, Itapuã D?Oeste, Candeias do Jamari, Cujubim, Mirante da Serra, Alvorada, Nova Brasilândia, Pimenteiras, Santa Luzia. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Suest/RO ou através dos telefones (69) 3216-6135/3216-6118.
PORTO VELHO
Cerca de 19 mil metros cúbicos de rocha já foram lançadas em quase 900 metros da margem direita do Rio Madeira, entre a torre da travessia da linha de transmissão, localizada abaixo da estação de captação de água da Caerd, até o bairro do Triângulo. O serviço visa impedir a continuação da queda dos taludes ? os barrancos formados pela deposição de sedimentos, que colocaram em perigo as residências construídas em área de risco. O trabalho foi iniciado no dia 10 de fevereiro, devendo se estender até o mês de março. O engenheiro Welson Correa, gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia, empresa concessionária responsável pela operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, explica que após a colocação desse cordão de enrocamento numa primeira etapa próximo ao nível do rio em uma extensão de 2,2 quilômetros, para reforçar o talude, a barreira de pedras será alteada até uma cota de segurança.
CACOAL
Senador Acir Gurgacz aprovou na Comissão de Agricultura requerimento para realização de audiência pública em Cacoal para discutir situação do café em Rondônia. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) realizará no dia 30 de março, em Cacoal, uma audiência pública para discutir a produção de café em Rondônia. A cultura do café, que foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento agrícola e econômico do Estado, atravessa um momento de crise, com baixa produtividade e pouco retorno para os produtores. O objetivo da audiência, proposta pelo senador Acir Gurgacz (PDT), presidente da CRA, é discutir alternativas que possam fazer com que o café volte a ter produtividade, proporcionar sustentabilidade e a dar lucro para os produtores.
CACOAL
?A produção e a produtividade do nosso café vem caindo a cada ano, e isso é reflexo da falta de assistência técnica e de investimento em novas tecnologias?, observa o senador Acir Gurgacz. A observação do senador Acir encontra eco nas pesquisas e relatórios anuais de produção de café da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri) e de órgãos como a Embrapa e Emater- RO. De acordo com Milton Messias dos Santos, técnico agropecuário da Seagri, não houve renovação nos cafezais de Rondônia, a maioria com mais de 15 anos, e a falta de falta de assistência técnica, mão de obra qualificada e a oscilação no preço, levaram muitos produtores a trocar a cafeicultura pela pecuária, ou o campo pela cidade, deixando as áreas tradicionais de café degradadas.
...