Correio Popular Notícia



Canal da Cidadania
DER assume obra do Igarapé Pintado

Data da notícia: 28/02/2012
Foto:

(Josias Brito) O DER (Departamento de Estrada e Rodagens), assumiu no inicio deste ano a responsabilidade para execução da obra do Igarapé Pintado em Ji-Paraná, que corta parte da área urbana do 2º Distrito de Ji-Paraná. Segundo assessoria e imprensa do órgão, a obra será realizada com recursos próprios do Estado e não através de empréstimo do BNDS. O projeto prevê a canalização, drenagem, pavimentação das ruas de acesso, pista de caminhada, ciclovias, mini praças, iluminação e toda a parte de paisagismo e deverá ser iniciada ainda neste ano. A obra, com mais de três quilômetros de extensão, já dispõe de R$ 15 milhões de reais assegurados no orçamento do Governo do Estado. O Igarapé foi incluído no programa do Governo do Estado, Canal da Cidadania.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/2012228d.jpg[/IMG] Conforme o assessor de imprensa do DER, Nilson Nascimento da Silva, a obra do Igarapé Pintado está em processo licitatório. ?A obra deve ser executada dentro do projeto Canal da Cidadania, que visa à revitalização e desmarginalização de áreas de córregos e igarapés onde moraram famílias de baixa renda. O projeto de canalização vai contemplar municípios que têm áreas de córregos margeados por habitações?, enfatizou.
O projeto do ?Canal da Cidadania? foi entregue ao diretor geral do DER, Lúcio Mosquini no inicio do mês de abril do ano passado. A obra foi elaborada por técnicos da Prefeitura de Ji-Paraná, que prevê a canalização e urbanização do Igarapé Pintado e também a pavimentação de vias adjacentes. Mosquini disse que o projeto está sendo um modelo a ser utilizado para outros municípios e que o valor em torno de RS 15 milhões está de acordo com o combinado com o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco.
Sob a coordenação do secretário municipal Marcelo Aparecido de Oliveira, o projeto foi elaborado pelos engenheiros Adelmo Apolinário da Silva e Durval Trigueiro Mendes Júnior, pelo arquiteto Djalma José Arantes e pelos designers Joãonildo Nazaré do Nascimento e Cláudia Méyer Donadel.
O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Rui Vieira de Sousa, elogiou a concepção do projeto, e observou que irá melhorar a qualidade de vida da população residente nas proximidades do igarapé no bairro Nova Brasília e São Francisco. Segundo ele, o formato do projeto está de acordo com a filosofia do programa Territórios da Cidadania.
A assessoria do DER informou ainda que o projeto deverá ser executado, assim que o órgão tiver realizado o levantamento do Canal da Cidadania nos outros municípios que também serão beneficiados com está importante obra.

LIMINAR - A Justiça deferiu pedido de liminar do Ministério Público de Rondônia para que seja providenciado, no prazo de 60 dias, o cadastramento dos moradores próximos ao Igarapé Pintado, os quais se encontram em situação de risco. A liminar foi requerida em ação civil pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Alan Castiel Barbosa, considerando que a população que mora no entorno do Igarapé Pintado está ocupando área de risco à vida e à saúde, sem receber qualquer assistência do poder público.

Fonte:






Noticia vista 1346 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.