Correio Popular Notícia




Festival Arte de Capoeira movimenta Ji-Paraná

Data da notícia: 02/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120303f.jpg[/IMG] (Da Redação) No período de 23 e 25 de fevereiro, a cidade de Ji-Paraná foi sede da realização do ?Primeiro Festival Ji-paranense da Arte Capoeira 2012?, evento que marcou pela participação de 150 capoeiristas de Rondônia, Acre e São Paulo. Na oportunidade, aconteceu a troca de corda de atletas do Projeto Capoeira na Comunidade, do Grupo Abadá Capoeira de Ji-Paraná. Participaram do evento os instrutores Urubú, graduado Arara e Sombra ? do Acre, graduado Igor ? Porto Velho e mestrando Pernilongo ? de São Paulo.
A abertura do evento aconteceu no dia 23, às 19h30, no ginásio Gerivaldão, com uma solenidade que contou com a presença de autoridades municipais como secretário de esportes Cleberson Jair de Oliveira, o ?Biro Biro?, representantes das secretarias municipal de Ação Social e Fundação Cultural, alem de diversos empresários, apoiadores e simpatizantes da arte de capoeira.
Além da troca de corda, que movimentou cerca de 100 atletas do Projeto Capoeira na Comunidade do grupo Adabá Capoeira de Ji-Paraná, o evento contou ainda com um curso de capacitação, técnico, pratico e teórico, com palestra do mestrando pernilongo, de São Paulo. A Abadá Capoeira tem como presidente fundador o mestre Camisa - do Rio de Janeiro e coordenador da Região Norte - mestrando Pernilongo.
Outra atividade promovida durante o Festival da Arte de Capoeira, foi uma campanha de preservação das florestas com palestra de conscientização de preservação das florestas e matas ciliares. A palestra foi ministrada por um engenheiro florestal indicado pela SEDAM Um aulão foi realizado na quadra do Cedel, onde o mestrando Pernilongo deu aula sincronizada de capoeira e os alunos iniciantes tiveram contato com os capoeiristas graduados, numa troca de experiência da arte.

CAPOEIRA NA COMUNIDADE - Para o graduado Gato, organizador do festival, o objetivo do evento foi marcar o fechamento da primeira etapa do projeto Capoeira na Comunidade implantando em 2011 na cidade de Ji-Paraná e mantido pela Prefeitura através da SEMAS (Secretaria Municipal de Ação Social) e a SEMES (Secretaria Municipal de Esporte). A segunda etapa do projeto já começa com as inscrições para novos alunos.
O projeto que iniciou no Bairro Duque de Caxias, ganhou extensão para Centro de Referencia e Assistência Social ? Caris, no Cedel, Peti ? no Mar de Rosas e no ginásio de esporte Gerivaldão. As inscrições são gratuitas e podem participar do projeto estudantes na faixa etária dos 5 aos 21 anos.
Para a realização do primeiro Festival Arte da Capoeira, a coordenação contou com o apoio Fundação Cultural, Semes, Liga Jiparanaense de Capoeira, grupo Abadá Capoeira, Acijip, Girauto, Academia herculis Gyn, Secretaria Municipal de Educação ? Semed e FECARON (Federação de Capoeira do Estado de Rondônia). Com informações de Chico Limeira.

Fonte:






Noticia vista 1839 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.