Correio Popular Notícia




Detran entrega aparelhos de aferição em Ji-Paraná

Data da notícia: 05/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120306e1.jpg[/IMG] (Da Redação) O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), através do vice-governador e diretor geral do órgão, Airton Pedro Gurgacz, entregou no último final de semana, em Ji-Paraná, três aparelhos Luximetro usado para aferir a luminosidade de película em veículos. A medida está sendo tomada para atender a Resolução 254/2007 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A decisão vale para os veículos de fabricação nacional e importados.
De acordo com a Resolução, os veículos automotores, os reboques e semireboques, deverão sair de fábrica com suas partes envidraçadas equipadas com vidros de segurança que atendam aos termos da referida medida e aos requisitos estabelecidos na NBR 9491 e suas normas complementares.
Pela Resolução, à transmissão de luminosidade não poderá ser inferior a 75% para vidros incolores dos parabrisas e 70% para os parabrisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Ficam excluídos dos limites fixados os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis á dirigibilidade do veículo. Para esses vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.
Segundo o diretor, Airton Gurgacz 50 aparelhos Luximetros foram adquiridos, e já estão sendo entregues nas CIRETRANS (Circunscrições de Trânsito) e Polícia Militar. Os aparelhos serão usados durante a realização de blitz. Ainda de acordo com o diretor do órgão, será dado prazo de dois meses para que os condutores possam se adequar as medidas do Contran. ?Estou determinando que as ciretrans, em parceria com os órgãos da área, realize o maior número possível de blitz educativa no sentido de primeiro orientar e esclarecer, e somente depois, passarmos as ações punitivas?, afirmou. Os três aparelhos entregues em Ji-Paraná, foram testados nos veículos do próprio órgão, tendo sido por ordem do diretor geral, todas as películas foram dos limites exigidos por Lei. Para melhores informações os condutores podem obter nas sedes das ciretrans, postos avançados ou nos postos de fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Fonte:






Noticia vista 1481 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.