Iniciada inscrições do Pro Jovem em Jaru
(Da Redação) Uma iniciativa inédita vem acontecendo em relação ao mercado de trabalho para os jovens. Começou ontem (8), em Jaru o Pro Jovem Trabalhador, um programa do Governo Federal que visa preparar jovens para o mercado de trabalho, tanto como empregado de uma empresa quanto como profissional liberal para tocar seu próprio negócio, trata-se do Pro Jovem Trabalhador que além de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos ainda paga R$ 100 por mês para as pessoas que aderirem a esta iniciativa.
O Prefeito de Jaru Jean Carlos dos Santos vinha há muito mantendo conversações com o Ministério para implantar na cidade o programa que será a redenção para muitos jovens que precisam do primeiro emprego e não têm nenhuma referencia de trabalho e nem tempo de carteira assinada como exigem as empresas.
As inscrições começam no dia 08 de Março e terminam no dia 22 do mesmo mês e para aderir ao programa, basta procurar a SEMTAS (Secretaria de Trabalho e Ação Social) de segunda a sexta-feira em sua sede à Avenida Rio Branca ao lado do INSS. Vale ressaltar que serão oferecidos os cursos de administração, alimentação, serviços pessoais, telemática Turismo e Hospitalidade e Vestuário. Na área de administração serão oferecidos cursos de: Arquivador, almoxarife, contínuo e auxiliar administrativo. Na área de alimentação o jovem poderá ingressar no mercado de cozinheiro auxiliar, chapísta, repositor de mercadorias e vendedor ambulante (de produtos alimentícios).
Na área de serviços pessoais estão inseridos os cursos de Manicura/Pedicura, depilador, cabeleireiro e maquiador. Em temática estão os cursos de Operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing (vendas) e assistente de vendas (Informática e celulares).
No turismo estão: organizador de vendas, Cumin, ou seja, auxiliar de garçon, recepcionista de hotéis, e guia de turismo, enquanto na área de vestuário serão oferecidos cursos de costureiro, montador de artefatos de couro, costureira de reparação de roupas e vendedor de comércio varejista. Em vestuário estão: a) Organizador de Eventos, b) Cumim (Auxiliar de Garçom), Recepcionista de Hotéis, Guia de Turismo Local, costureiro, montador de artefatos de couro, costureira de reparação de roupas e vendedor de comércio varejista.
A equipe da secretaria está dando ampla divulgação para que os jovens possam aproveitar esta oportunidade impar de se profissionalizar em alguma área e poder ter acesso a um emprego digno. Segundo a assessoria da secretaria Aurita Libanio a ordem do prefeito Jean é estender os cursos ao máximo de pessoas que puderem participar para reduzir o índice de desemprego na cidade. ?Muita gente diz que o programa é do Governo Federal e pronto, mas nós sabemos que se não corrêssemos atrás nada disto viria para cá de mão beijada é preciso manter os convênios em dia e principalmente reivindicar junto aos órgãos competentes, caso contrário seria difícil conseguir? reiterou a assessora da secretaria. Com informações da Prefeitura de Jaru.
...