80% da população tem resistência à Hanseníase
(Da Redação) A Clínica Dermatologia e Alergia de Ji-Paraná alerta que 80 % da população tem resistência à Hanseníase. Uma doença infecciosa, transmitida através das gotículas secretadas das regiões nasal e oral de uma pessoa para outra, período de incubação de dois a cinco anos para manifestar os primeiros sintomas, sendo que a população possui resistência à Hanseníase comprovada pelo teste de Mitsuda. No Brasil ocorre alta incidência na maior parte das regiões.
É considerado uma patologia cutâneo-neurológica, por apresentar variadas lesões cutâneas como manchas, pápulas, nódulos acompanhados de alteração variável da sensibilidade desde leve dormência e perda de sensação térmica, até total anestesia da área comprometida, podendo causar sequelas incapacitantes.
O diagnóstico clínico é confirmado por biópsia e exames laboratoriais. O tempo de tratamento varia de seis meses até dois anos conforme o tipo de Hanseníase, realizado através de antibióticos no sistema público de saúde. Com informações da Assessoria.
...